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A Escola / RETROSPECTIVAS



Trajetória 2024 – conquistas e superações


Janeiro a abril

O ano da Adaap iniciou com a 12ª edição do SP Transvisão, importante semana de janeiro repleta de eventos que debateram a questão trans em diferentes perspectivas, como emprego, violência, políticas públicas e arte. Durante quatro dias, a unidade Roosevelt recebeu palestras, debates, performances e shows. Feita em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a semana teve como tema “Transcendendo barreiras: Políticas e direitos para uma vida plena”. Além disso, aconteceu o lançamento da segunda temporada do podcast SP Transvisão, produzido pela Instituição em seu estúdio de som, com dez novos episódios lançados ao longo do primeiro semestre.

Fotografia colorida de SP Transvisão 2024: Show de variedades (com direção de Alberto Silva) + Entrega do Prêmio Claudia Wonder

SP Transvisão 2024: Show de variedades (com direção de Alberto Silva) + Entrega do Prêmio Claudia Wonder. (02/02/2024). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

A Adaap também se destacou ao participar como convidada do International Festival of Theatre Schools, na Índia, entre os dias 14 e 19 de fevereiro. Ivam Cabral, diretor-executivo da Entidade, e Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção, foram ao importante festival a convite de Abhilash Pillai, diretor da School of Drama & Fine Arts, ligada à Universidade de Calicut. O evento aconteceu na província de Kerala, na cidade de Thrissur, e reuniu dezenas de escolas e milhares de profissionais de teatro de todo o mundo. O tema do festival deste ano foi “Carnaval da pedagogia: Teatro e ecologia”.

Outro importante feito do período foi a indicação da SP Escola de Teatro ao Prêmio Shell de Teatro, mais importante prêmio das artes cênicas no País. A instituição foi indicada por conta do Selo Lucias, na categoria “Energia Que Vem da Gente”, “pela organização, publicação e distribuição gratuita de livros que resgatam a história das artes cênicas no Brasil”. Apesar de não levar o Shell para casa, a indicação foi muito importante para reforçar a relevância dos livros que estão sendo produzidos pelo selo editorial nos últimos tempos, como os marcos “Teatro de Grupo” e “Teatro de Grupo em Tempos de Ressignificação”.

Duas novas realizações do Selo Lucias, o selo editorial da SP Escola de Teatro, marcaram o quadrimestre. Em fevereiro, a Revista A[L]BERTO foi retomada. Com edições entre 2011 e 2015, a revista chegou ao número 9 em 2024, com um lançamento das edições física e digital repleto de convidados no hall da unidade Roosevelt. Já em março, aconteceu o lançamento do romance póstumo do ator, escritor e crítico Alberto Guzik, “A Estátua de Sal de Sodoma”.

Fotografia colorida de lançamento da Revista A[L]BERTO #9 na Roosevelt

Lançamento da Revista A[L]BERTO #9 na Roosevelt. (21/02/2024). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

Entre os diversos cursos de Extensão Cultural oferecidos ao público e que receberam um grande número de estudantes, estiveram os cursos “Produção cultural – O beabá da produção”, “Produção cultural contemporânea, programação e curadoria”, “Workshop de cultura drag”, “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”, “Dissociação e presença cênica com bambolê” e “História do Teatro do Brasil, Fragmentos: Do Colonialismo ao Decolonialismo”. Já entre as residências artísticas que atraíram um grande público às salas de espetáculo da unidade Roosevelt, destacaram-se “O Estranho Atrás da Porta”, “De Tanto Amar”, “Um Lugar Chamado Amor” e “Crioulos”.

Fotografia colorida de curso "O Beabá da Produção" com Marco Prado na Roosevelt

Curso “O Beabá da Produção” com Marco Prado na Roosevelt.(29/11/2023). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

Por fim, na área pedagógica, vale ressaltar os resultados dos dois processos seletivos realizados no período (o inicial e o complementar), para os ingressantes do 1º semestre nos oito cursos técnicos regulares da Instituição, e a recepção aos novos estudantes na unidade Brás, com atividades durante todo o dia, em 17 de fevereiro, como apresentações da coordenação pedagógica e das demais áreas, boas-vindas do diretor Ivam Cabral e apresentações dos palhaços palhaços Chico Vinicius e Jéssica Turbiani e da Trupe Lona Preta.

Maio a agosto

Entre os destaques pedagógicos do período, destacou-se a 1ª Mostra de Circulação da SP Escola de Teatro. Seis grupos de estudantes levaram seus experimentos cênicos, frutos dos trabalhos de conclusão do semestre, para três cidades do interior e litoral de São Paulo: Mongaguá, Pindamonhangaba e Piracicaba. Com a missão de expandir territórios e público, criando trocas artístico-pedagógicas com todo o Estado, estudantes e docentes promoveram workshops de atuação gratuitos e apresentações em cada uma das três cidades, durante três sábados seguidos de julho. A iniciativa foi um sucesso e será repetida ao final do próximo semestre letivo.

Mostra de Circulação de Teatro da SP Escola de Teatro no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá. (13/7/2024). | Foto: Clara Silva/Adaap

Mostra de Circulação de Teatro da SP Escola de Teatro no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá. (13/7/2024). | Foto: Clara Silva/Adaap

Na Pedagogia, sublinha-se também que, em agosto, o novo semestre letivo iniciou-se na SP Escola de Teatro com a recepção a novos estudantes dos módulos amarelo e vermelho na unidade Brás e com uma aula inaugural do renomado músico e ensaísta José Miguel Wisnik, que falou sobre teatro e futebol, o eixo temático que guiará os estudos do semestre.

Outro destaque foi a presença internacional da SP Escola de Teatro. Rodolfo García Vázquez, coordenador da linha de estudo de Direção, foi convidado em duas oportunidades para lecionar em escolas estrangeiras. Em maio, Vázquez esteve em Berlim, Alemanha, a convite da Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch (Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch) para um workshop de uma semana com estudantes europeus e para uma palestra, abordando a pedagogia pioneira da SP Escola de Teatro e o tema do teatro decolonial. Depois, em agosto, embarcou como convidado para a Suécia e para a Noruega por vinte dias, onde promoveu um workshop de atuação e palestras, novamente abordando a questão da decolonialidade.

Além disso, a área de Projetos Internacionais concluiu acordos para dois novos editais de intercâmbio voltados a estudantes e a egressos, com atividades com datas a serem definidas: uma para Trissur, na Índia, em parceria com Universidade de Calicut (Índia) e a Royal Academy of Dramatic Art (Inglaterra), e outro para a Noruega e a Finlândia, em parceria com a Universidade das Artes de Helsinque (Finlândia) e a Universidade das Artes de Oslo (Noruega).

Ainda no campo das parcerias internacionais, a Escola recebeu no quadrimestre convidados como a historiadora de dança Dra. Johanna Hörmann, da University of Music and Dance Cologne, da Alemanha, que promoveu a oficina “Quem é o dono do passado? (An)Arquivando Histórias de Dança”, e o peruano Carlos Vargas Salgado, do Whitman College nos EUA, que promoveu a mesa de discussão “Teatro Político Peru – Brasil: Conexão América Latina”.

Aula inaugural da oficina “Quem é o dono do passado? (An)Arquivando Histórias de Dança” com Dra. Johanna Hörmann, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. (30/7/2024). | Foto: Clara Silva/Adaap

Aula inaugural da oficina “Quem é o dono do passado? (An)Arquivando Histórias de Dança” com Dra. Johanna Hörmann, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. (30/7/2024). | Foto: Clara Silva/Adaap

O quadrimestre também foi marcado por intensas atividades dos estudantes, todas gratuitas e abertas ao público. A turma de Direção promoveu em maio a Mostra de Microcenas, uma mostra apresentações teatrais breves. Já as turmas de Sonoplastia promoveram, em junho, o Audiotour, misturando caminhada e experiências sonoras pelo centro de São Paulo. Além disso, as turmas de Dramaturgia promoveram em dois finais de semana de junho a Cena Única, mostra de textos autorais breves. Na unidade Brás, as turmas de Cenografia e Figurino e de Técnicas de Palco fizeram exibições de adereços e máscaras. Por fim, estudantes de Atuação apresentaram na unidade Roosevelt o experimento cênico “E Se Sempre Fosse Dia?”.

Audiotour, atividade dos estudantes de Sonoplastia da SP Escola de Teatro, com Tâmara David e Sandra X. (22/6/2024). | Foto: Rodrigo Reis

O Selo Lucias foi outro destaque do período, tendo lançado três novas publicações, todas com distribuição física gratuita e também disponíveis gratuitamente para download na internet. Em maio, foi lançado o livro “Entre Almanach 2024”, feito em parceria com a Universidade de Gdańsk, da Polônia, e com a Universidade Federal de Goiás, uma coletânea de diversos artigos, entrevistas e outros textos sobre teatro. Também em maio, a Revista A[L]BERTO chegou à sua décima edição publicada, mantendo sua posição de referência na reflexão teatral do País. Em mais de 160 páginas, a nova edição da A[L]BERTO trouxe artigos de Roberta Estrela D’Alva, Marici Salomão e Aimar Labaki, dentre muitos outros.

Em junho, o Selo Lucias lançou o seminal “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Das_Nas_Pelas Periferias Brasileiras”, com organização de Alexandre Mate, professor da pós-graduação da Unesp e pesquisador da linguagem teatral. O livro, de quase 800 páginas e produzido entre 2020 e 2024, trouxe um estudo meticuloso de historiografia teatral no Brasil, propondo um outro e polifônico olhar sobre as artes cênicas nacionais para além das capitais paulista e fluminense, buscando um diálogo, como manifesta o título do livro, “das, nas e pelas periferias”.

Lançamento do livro “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Das_Nas_Pelas_Periferias”, com organização de Alexandre Mate e editoração do Selo Lucias. Na SP Escola de Teatro. (19/06/2024). | Foto por @AndreStefano

Entre as diversas atividades de Extensão Cultural oferecidas no quadrimestre e que receberam um grande número de estudantes, merecem destaque as sete oficinas gratuitas oferecidas pela Instituição na Oswald de Andrade, no Bom Retiro, que atraíram centenas de estudantes, a partir de maio: “Laboratório Criativo Em Projetos Multimídia”, com Luciana Ramin; “Treinamento Intensivo de Atuação (Poética da Cena)”, com Christian Landi; “Produção Teatral – Meios e Modos de Produção”, com Alexandre Brazil; “Hamlet, Oficina da Loucura”, com Silvio Restiffe; “Gestão de Espaços Culturais Independentes: Uma Visão Prática”, com Bernardo Galegale; “Treinamento Intensivo de Atuação (Poética da Cena) – Parte 2”, com Christian Landi; e “Iniciação À Palhaçaria”, com Bárbara Salomé.

Merece destaque, também, a “Mostra Vocabulários: Gênero e Sexualidade”, ocorrida em agosto na unidade Roosevelt, com três dias de debates, presenciais e ao vivo no YouTube, com convidados falando de questões como transcestralidade, corpos dissidentes e militâncias.

Por fim, o quadrimestre foi marcado por residências artísticas de imenso sucesso, atraindo um grande público na unidade Roosevelt e em outros espaços com os espetáculos “2 Palitos”, “Para Não Gritar”, “Tudo Em Volta Está Deserto”, “O Ralo da Fossa”, “Num Corre”, “O Filho da Geni” e “Todo Chapéu Me Lembra Você”; e as contínuas atividades do Programa Oportunidades, que conectam SP Escola de Teatro e estudantes a instituições e projetos como, por exemplo, a Fundação Casa e a Casa1.

Espetáculo "Para Não Gritar", na SP Escola de Teatro. (5/7/2024) | Foto: Rafael Marques

Setembro a dezembro

Um dos destaques do período foi o lançamento em novembro, pelo Selo Lucias, do quinto volume do livro “Eternizar em Escrita Preta”, que trouxe as três dramaturgias premiadas no Prêmio Solano Trindade 2024. Os autores César Divino, Michel Xavier e Monize Moura receberam para autógrafos o público que lotou o hall da unidade Roosevelt. O público ainda foi recebido com um pocket show da artista Luz Ribeiro, egressa da SP Escola de Teatro e vencedora da quarta edição do prêmio.

O Selo Lucias ainda iniciou no quadrimestre um projeto importantíssimo: o mapeamento dos coletivos teatrais de todas as capitais brasileiras, excetuando São Paulo, presente em outras publicações do Selo. O “Mapeamento do Teatro de Grupo nas Capitais Brasileiras” é uma iniciativa de Ivam Cabral, Elen Londero, Marcio Aquiles e Alexandre Mate e tem o intuito de catalogar e apresentar os processos criativos das companhias do país nos próximos anos.

Outro destaque do quadrimestre foi a recepção de uma comitiva vinda da Noruega. Ivam Cabral, diretor-executivo da Escola, e Marcio Aquiles, responsável pela área de projetos internacionais, receberam o grupo que era composto por Marianne Skjulhaug, reitora da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, e Manuel Pelmuş, pró-reitor de pesquisa da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, entre outros acadêmicos de universidades como Kristiania University College, Oslo Metropolitan University e University of Oslo. O grupo debateu os próximos passos para desenvolver um projeto de intercâmbio estudantil, docente e artístico entre a SP Escola de Teatro e as universidades e centros artísticos da Noruega.

SP Escola de Teatro recebe comitiva da Noruega. (20/9/2024) | Foto: Clara Silva.

O período também foi marcado por uma importante doação recebida pela Biblioteca da SP Escola de Teatro. O ator, diretor e dramaturgo Cacá Rosset doou mais de 2 mil livros e outros itens à Adaap ainda em 2023. A Biblioteca, em setembro de 2024, finalizou a limpeza, catalogação e armazenamento do importante material, que desde então está disponível aos estudantes e ao público externo.

Entre as atividades pedagógicas, ressalta-se a Mostra de Microcenas, em novembro, coordenada por Rodolfo García Vázquez, coordenador da linha de estudo em Direção, e Luiz Manuel, artista docente convidado do semestre, e que trouxe pequenas cenas dirigidas pelos estudantes de Direção da SP Escola de Teatro; e o Cena Única, evento coordenado pelos artistas docentes convidados Bruna Menezes e Antonio Duran e que trouxe entre 7 e 9 de novembro dramaturgias inéditas breves escritas pelos estudantes de Dramaturgia da Instituição.

Também aconteceu a Festa do Saci, evento encabeçado por Tâmara David, coordenadora do curso de Sonoplastia e que contou com os docentes e estudantes do curso de Sonoplastia – e também estudantes e docentes das demais sete linhas de estudo. Durante o dia 23/11, aconteceram diversas apresentações artísticas gratuitas e abertas ao público: exposição, vídeo arte, instalações sonoras, audiodramas, cenas e muita música.

Festa do Saci, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (23/11/2024). | Foto: Clara Silva

Vale destacar também os reconhecimentos obtidos pela Adaap no período. Em novembro, a SP Escola de Teatro e a Adaap foram reconhecidas em importante premiação da ANCEC – Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, em São Paulo, com a Cruz da Referência Nacional. Além disso, pelas suas carreiras e por seus trabalhos artísticos, Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Hugo Possolo também foram homenageados. Já em dezembro, a Adaap foi reconhecida com o Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da cidade de São Paulo. É o quarto ano consecutivo que a associação ganha o selo.

Dos eventos, cursos, oficinas e workshops promovidos pela área de Extensão Cultural, destacaram-se “Autonomia Financeira Trans: Empregabilidade, Empreendedorismo e Projetos Socioculturais”, com Digg Franco; “O corpo negro e o teatro”, com Ailton Barros e Filipe Celestino; “Styling de Moda na Construção da Cena”, com Renata Bonvino; “Os caminhos de uma produção teatral”, com Jennifer Souza; “Montagem Teatral: Criação de Uma Peça Marginal”, com Marcio Tito; “Atuação na Criação Cênica: Cartografia do Eu – C³ – Corpo / Casa / Criação”, com Andreas Mendes; e “Roteiro Ficcional Para Iniciantes – Narrativas Inclusivas”, com Daniel Veiga.

Aula inaugural do curso “Autonomia Financeira Trans: Empregabilidade, Empreendedorismo e Projetos Socioculturais” com Digg Franco, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (28/10/2024). | Foto: Clara Silva

Por sua vez, o Programa Oportunidades promoveu uma série de atividades e projetos com seus estudantes bolsistas em parcerias firmadas com instituições como Fundação Casa, Escola Caetano de Campos, Centro de Acolhida da Mooca, Faculdade Cultura Inglesa, SATED e Ocupação 9 de Julho.

Os quatro últimos meses do ano também contaram com diversas residências artísticas que lotaram as salas da unidade Roosevelt e também de outros teatros da cidade, como o SP Música “Estradas Dentro” e as peças “Hello, Édipo”, “Luz, Câmera, Improvisação”, “Mar Aberto”, “Memorial do Futuro Recente”, “XoXo”, “Entre(vista), o masculino migrante e o feminino errante” e “Monstro”. Também, o mês de novembro agitou os palcos da unidade, já que a SP Escola de Teatro, como apoiadora do Festival Satyrianas, recebeu dezenas de peças durante quatro dias de evento.

Estreia da peça “Hello, Édipo (Panóptico/Foucault)”, da Cia Veneno do Teatro, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. (20/09/2024) | Foto por @AndreStefano