No próximo sábado, 9, às 14h, o performer, artista visual e egresso de Técnicas de Palco da SP, Wander Rodrigues, apresenta a intervenção artística interativa O Manto Bordado, no Sesc Bom Retiro. A obra tem inspiração na vida e obra do artista nordestino Arthur Bispo do Rosário, que viveu internado por 50 anos em um hospital psiquiátrico. As sessões acontecem também nos dias 15 e 16 de julho, sexta e sábado, sempre às 14h, gratuitamente, no Espaço de Tecnologias e Artes da unidade.
O conceito “sensorial” que o artista propõe neste processo de criação, leva o público a experiências com a percepção de observador a participador, investigando possibilidades de dilatamento na obra e de suas capacidades sensoriais. O artista também estabelece relações com o literário, a escrita e a poesia, pois gosta de histórias e as usa para contar algumas destas, por meio de palavras bordadas.
O artista convidará o público para ajudar na confecção e releitura de mantos, vestimentas e objetos, que serão bordados com agulhas de sacaria e decorados com linhas de diversas cores, botões e fitas. Na proposta, os visitantes irão, em conjunto com o performer, compartilhar suas próprias memórias afetivas, histórias, lembranças, nomes, datas, pessoas, cidades e lugares que foram marcantes.
Wander Rodrigues é artista visual, performer, artista educador e gestor de projetos artísticos, sociais e culturais. Com formação em Artes Visuais, Artes Cênicas, especialização em Cenotecnia Teatral, especialização em Educação Ambiental, participação em Seminários de Upcycling no Design e pesquisador em máscaras teatrais com cursos e pesquisas na Itália.