EN | ES

Viabilização de Projetos e Máscaras Ocidentais em Foco

Publicado em: 15/08/2012 |

A Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está recebendo grande parte dos cursos de Extensão Cultural deste ano. Na semana passada, além de Regina Elena Mesquita, que deu início ao seu curso, foi a vez de a produtora cultural e diretora executiva da Philarmonia Brasileira, Annelise Godoy, recepcionar os participantes de suas aulas. 

 

“Cultura & Negócios: Procedimentos para Viabilização de Projetos, Com ou Sem Leis” teve início no dia 7 de agosto, e funciona como uma espécie de continuidade do “módulo” ministrado pela orientadora no primeiro semestre, “Desenvolvimento de Técnicas e Estratégias para Captação de Recursos no Mercado Cultural – A Arte de Negociar I”. 

 

Annelise e a turrma do curso durante a primeira aula (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

Desta vez, o objetivo é fazer com que os participantes desenvolvam ferramentas de trabalho compatíveis às exigências do mercado de cultura brasileiro, com ênfase na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. “A proposta é capacitar os envolvidos no campo das artes para o reconhecimento formal no âmbito cultural e também para ter acesso aos investidores”, explica Annelise.

 

Como muitos dos participantes já tiveram aula com ela, a orientadora disse sentir-se bastante à vontade e destacou a evolução observada no outro curso. “O resultado foi gratificante. Houve uma grande evolução, principalmente quanto à percepção do mercado e à diluição dos mitos. Estou entre amigos. Juntos, quebramos vários paradigmas”, completa.

 

“Cultura & Negócios: Procedimentos para Viabilização de Projetos, com ou sem Leis” segue até 27 de setembro.

 

Cida Almeida e as Máscaras

Cida Almeida e Sofia Papo, que também não são estreantes na Extensão Cultural, introduziram, segunda-feira (13) à noite, “As Máscaras Ocidentais: Commedia Dell’Arte, Clown e Bufão”. 

 

O curso tem como objetivo oferecer aos atores uma trajetória de estudo, vivência e análise das três linguagens de máscaras ocidentais mais significativas: a commedia dell’arte, bufão e clown. Segundo Cida, ele pode ser considerado como uma continuação dos outros dois “módulos” orientados por ela e Sofia neste ano. 

 

As aulas são divididas por temas: nas segundas, os participantes terão contato com a commedia dell’arte; nas terças, com o bufão, e, na quarta, estudarão clown. “Essa busca da autoridade sobre o fazer próprio vai gerar, ao final dos trabalhos, o desenvolvimento de uma identidade atoral”, explica Cida.

 

“As Máscaras Ocidentais: Commedia Dell’Arte, Clown e Bufão” se encerra em 17 de setembro.

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 24/ 10/ 2024

Obras inéditas do Atelier de Composição Lírica estreiam no Theatro São Pedro com libreto de Luísa Tarzia, aluna da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 10/ 2024

Programa Oportunidades realiza atividade de contrapartida na Faculdade Cultura Inglesa

SAIBA MAIS

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS