No último sábado, 27, a sede Brás da SP recebeu mais uma edição do projeto Tendas da Cidadania, evento que busca divertir e conscientizar as crianças da região sobre temas diversos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa Oportunidades da SP e o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC). Por meio de atividades lúdicas e recreativas, as crianças foram levadas a refletir sobre um tema muito importante: lendas e manifestações culturais brasileiras.
“Folclore no Brasil” foi o lema que norteou a manhã animada, que contou com muitas brincadeiras e discussões sobre os mitos, danças, festas e demais costumes culturais típicos do Brasil. Criado em 2009, o CDHIC tem o objetivo de organizar, realizar, desenvolver e articular ações que incentivem a construção de uma política migratória que respeite os direitos humanos das pessoas em situação de refúgio e imigrantes em geral. Há na organização quatro principais áreas de atuação: incidência e ‘advocacy’ nos espaços de decisão, promoção do direito das crianças e adolescentes, defesa de direitos do imigrantes e refugiados e mobilização e articulação de redes e parcerias.
O acolhimento e a quebra de fronteiras são temas chave quando refletimos sobre as questões migratórias. Segundo Fernanda Paniguel, que é mobilizadora local do CDHIC, a junção de ambos é fundamental para garantir a construção de uma cultura de paz. Nesse contexto, a SP Escola de Teatro realiza um papel crucial ao receber e apoiar o projeto no território do Brás, lugar que abriga um enorme público imigrante: “Certamente este é um marco para a comunidade Migrante”, comenta a ativista.
Para o Programa Oportunidades (setor da instituição que oferece bolsa auxílio para estudantes, apoio psicológico e também ajuda na área profissional e em iniciativas internacionais) que encabeça a parceria, a competência destas ações possibilita a instituição exercer seu papel de contribuir para a construção de uma sociedade pautada por ideais de justiça e igualdade.