Neste sábado (27), começa o 1ºsemestre letivo de 2021 do curso regular Técnico da SP Escola de Teatro. Para celebrar este início, o cantor e compositor baiano Tom Zé é o convidado especial da abertura do semestre, que será transmitido através do YouTube da Instituição, a partir das 15h. O encontro terá mediação dos coordenadores dos cursos de Dramaturgia e Iluminação, Marici Salomão e Guilherme Bonfanti, respectivamente.
A programação do sábado começa às 10h, com uma atividade voltada aos estudantes ingressantes do semestre. A partir das 15h, eles se unem aos veteranos para assistirem ao encontro virtual com Tom.
CONVIDADO
Tom Zé nasceu na pequena Irará, interior da Bahia, em 1936. Compositor, cantor, arranjador e instrumentista. Com obras experimentais, transita entre ritmos e temas e amplia a sonoridade com instrumentos, equipamentos eletrônicos e colagens de fragmentos musicais. Em Salvador, estudou música na Universidade Federal da Bahia, tendo como professores Walter Smetak e Hans Joachin Koellreutter. Nessa fase, começou a compor canções de forte teor satírico e político.
Já em São Paulo, deu sua contribuição original ao Tropicalismo com uma forte veia crítico-irônica. São desse período duas de suas músicas mais conhecidas: “2001”, parceria com Rita Lee; e “São São Paulo, meu amor”, vencedora do IV Festival de MPB da TV Record, em 1968.
No início da década de 70, Tom Zé ainda manteve certa popularidade com outro sucesso, “Se o caso é chorar”, de 1972. No final dos anos 80, o norte-americano David Byrne, líder do grupo Talking Heads, o descobriu e o lançou nos Estados Unidos e na Europa. A partir de então, o trabalho e o nome de Tom Zé vêm sendo crescentemente prestigiados pelo público, no exterior e no Brasil. Sua carreira não parou mais, com constantes lançamentos de CDs e shows nacionais e internacionais.