EN | ES

Território Cultural: Miguel Arcanjo recebe atriz Katia Aracelle para falar teatro e o congado mineiro

Publicado em: 19/11/2021 |

A atriz Kátia Aracelle e o jornalista Miguel Arcanjo Prado conversam sobre teatro e congado mineiro no Dia da Consciência Negra no Território Cultural da SP Escola de Teatro – Fotos: Divulgação

Acontece neste sábado, 20, às 11h, o Território Cultural – Especial Consciência Negra , na SP Escola de Teatro. O evento conta com a presença ilustre da atriz afro-mineira Kátia Aracelle e do jornalista e coordenador Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro Miguel Arcanjo Prado, com transmissão pelo Youtube da Escola.

Kátia Aracelle no clipe Hoje Não de Djonga – Foto: Reprodução

Atriz com longa trajetória na cultura, Kátia Aracelle já esteve em filmes como o premiado Arábia (eleito pelo The New York Times como um dos melhores filmes) e no clipe Hoje Não, do rapper Djonga.

Kátia Aracelle é reinadeira do congado em Oliveira, Minas Gerais, e abordará o Congado Mineiro na conversa. A festividade é uma das muitas tradições afro-brasileiras, uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, teatro e espiritualidade. O termo ‘congada’ deriva de ‘congo’ que significa ‘congar’, ‘dançar’, e  é uma memória de celebração que advém dos africanos do antigo Reino do Congo, na África Central. As festas que envolviam o congado eram feitas para comemorar geralmente um nascimento, uma boa colheita e visitas de outras províncias.

A atriz Kátia Aracelle – Foto: Divulgação

Kátia Aracelle

Kátia Aracelle é atriz formada pela faculdade João das Neves , no teatro já trabalhou com João das Neves, Titane, Maurício Tizumba, Elisa Santana e Rodrigo Jerônimo. Estreou em 2008 com o espetáculo “A Santinha e os Congadeiros”,  em 2011 trabalhou no espetáculo “Galanga Chico Rei”, no Rio de Janeiro, fazendo temporadas em Belo Horizonte. No mesmo ano, gravou com a cantora Titane o DVD do espetáculo ” Titane é o Campo das Vertentes”. Em 2012 integrou o espetáculo “Zumbi”, com direção de João das Neves, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e com temporada no Sesc Pompeia, em São Paulo. Em 2015 estrelou no espetáculo “Madame Satã” que ocorreu no Galpão Cine Horto e foi exibido em vários estados como São Paulo, Paraná e Distrito Federal; o espetáculo foi vencedor de vários prêmios em Minas Gerais e em São Paulo. Além disso, Kátia Aracelle foi indicada a Melhor Atriz no Prêmio Copasa, e atuou em filmes como “Arábia”, “Baixo Centro” e “Plano Controle”, além de ter participado no clipe do Rapper Djonga “Hoje não”.

 

Kátia Aracelle no premiado musical Madame Satã – Foto: Bruno Poletti/Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente, e passou pelos principais veículos, como Globo, Record, Folha, Abril e Band. Desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Serviço

TERRITÓRIO CULTURAL – ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA

20 DE NOVEMBRO 2021
Artista convidada: Kátia Aracelle
Atriz afro-mineira e reinadeira do Congado em Oliveira, Minas Gerais
Apresentação:
Miguel Arcanjo Prado- Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro
Quando: 20 de novembro, sábado, 11h
Onde: youtube.com/spescoladeteatro
Grátis e livre

Veja o clipe Hoje Não, de Djonga, com participação da atriz Kátia Aracelle:

 




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

SAIBA MAIS