Há oito anos, em novembro de 2014, o coletivo performático OuUnPo (Ouvroir d’Univers Potentiels), composto por estudiosos e artistas europeus, escolheu encerrar seu ciclo de pesquisa, nomeado “Catastrophe & Heritage”, na cidade de São Paulo. Nesse contexto, um dos locais escolhidos pelo grupo para realização da ação foi a SP Escola de Teatro, que fechou uma parceria importante com o grupo. No TBT de hoje, iremos relembrar um pouco mais desse evento tão marcante!
Além da SP, o OuUnPo também passou por algumas outras instituições, como Pinacoteca, o MAM, o CCSP e o Goethe-Institut, com palestras, vídeos, workshops e performances. Na época, o evento foi realizado na sede Roosevelt da instituição e contou com apresentações performáticas de artistas de várias partes do mundo, como Per Huttner (Suécia), Jacopo Miliani (Itália), Samon Takahashi (França), Pedro Penin (Portugal), Gustavo Sol (Brasil).
Além disso, outros projetos individuais e coletivos integraram a programação, esses foram selecionados por meio da curadoria de Per Hüttner e Marcio Aquiles. Tais trabahos deveriam colocar sob perspectiva um olhar para formas de comunicação além da linguagem, promovendo, conforme alude o nome da iniciativa, uma investigação de elementos não-verbais. Para tanto, a diversidade cultural dos profissionais e artistas foi crucial.
Nessa conjuntura, as obras refletiram profundamente sobre as seguintes questões: como podemos aprender mais sobre a comunicação não verbal e como ela funciona? Por que continuamos fascinados tanto pelos aspectos da vida que nos aterrorizam, assim como por aqueles que nos trazem alegria? A incapacidade de linguagem para expressar ambos têm um papel nisso tudo?
Os projetos selecionados foram: A Reflexos – Ensaio sobre o vazio, de Fe Vas, Bodyart, e Hugo Cabral; PISC in À, de Maria Cecília Mansur Oliveira e Casulo, de Sueliton Martins. Um vídeo sobre cada um dos três está disponível para o público no Youtube da SP Escola de Teatro.