No TBT desta quinta-feira, 13, o primeiro de 2022, relembramos a vinda do diretor e ator Enrique à SP Escola de Teatro!
Em 2011, o artista prestigiou a instituição em sua aula inaugural, no início do ano letivo, e conversou com os alunos sobre as artes do palco!
Bibi Ferreira, diva do teatro, é homenageada e se torna patrimônio cultural do Rio de Janeiro
Na recepção dos estudantes do módulo azul, há 10 anos, Enrique Diaz compartilhou sobre sua experiência como ator e discursou a respeito da importância de uma instituição que trabalhe nos moldes nos quais a SP atua. A pedagogia da instituição impressionou o artista, que comentou:
“A escola consegue equilibrar uma ideia de estrutura de disciplina e andamento de técnica, com a ideia da criação. O fato dela nascer de uma maneira muito histórica, a partir de uma experiência coletiva de artistas, e ainda dialogando com as pessoas que estão se propondo a aprender algo, é muito significativo.”
A SP Escola de Teatro baseia-se em um modelo de ensino inovador que rompe com o regime de subordinação das pedagogias tradicionais; construindo conhecimento de acordo com trabalhos práticos e reflexivos e levando em consideração o ritmo dos estudantes e docentes. Um de seus alicerces é a pedagogia em que “quem ensina aprende ao ensinar; e quem aprende ensina ao aprender”, na qual as relações entre estudantes e docentes pautam-se pela emancipação do artista como investigador e criador. Para além do papel social designado pela escola como instituição, a SP propõe um modelo de ensino no qual artistas formam artistas.
100 anos da semana de 22: Você já ouviu falar dos Choros de Heitor Villa-Lobos?
Enrique Diaz Rocha tem uma prestigiada carreira no teatro e também na televisão; recentemente teve um papel de destaque em Amor de Mãe, novela das 21h da TV Globo. Foi diretor da Cia dos Atores por mais de 20 anos, grupo que concebia o espetáculo teatral a partir da centralização da linha de interpretação dos atores, milimetricamente coreografada, além da pesquisa de possíveis relações entre teatro e vídeo. Recebeu o prêmio Mambembe de teatro infantil por sua atuação em O Dragão Verde, texto e direção de Maria Clara Machado; atuou em espetáculos como Linguagem do Silêncio e Os Melhores Anos de Nossas Vidas, texto e direção de Domingos Oliveira; Woyzeck, de Georg Buchner; A Torre de Babel, de Fernando Arrabal, com direção de Gabriel Villela, entre muitos outros. É irmão do ator Chico Diaz e é casado com Mariana Lima.