EN | ES

TBT: Relembre a palestra de umas das maiores pesquisadoras de teatro do Brasil, Ingrid Koudela, na SP!

Publicado em: 24/02/2022 |

 

Ingrid Koudela é uma das professoras e pesquisadoras mais importantes da área de didática teatral. Ex-aluna de Paulo Freire, ela marcou a trajetória de centenas de estudiosos e artistas do ramo das artes cênicas. Há exatos 12 anos, a professora veio visitar a escola e ofereceu aos estudantes uma palestra, na qual ensinava mais sobre sua área de pesquisa; sobre o teatro político e o projeto brechtiano. Koudela respondeu algumas perguntas sobre o tema e também opinou sobre como a arte pode provocar mudanças na sociedade.

A pesquisadora explicou que Brecht tinha um projeto de transformação social, para ilustrar tal relação traçou um paralelo com outro autor que já foi tema de inúmeras pesquisas suas: Heiner Miller. Comentando um pouco o caráter experimental de suas peças didáticas, com relação ao tema, muitas questões foram trazidas, dentre elas a reflexão sobre o que é e como se dá a política no teatro.

Gerald Thomas, um dos principais diretores do teatro mundial, realiza residência artística na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro em março

Quando questionada acerca do ensino da arte como uma possível forma de transformação da sociedade mesmo dentro do ensino formal, Ingrid pontua que acredita na intervenção do espaço da escola. Ela relata experiências que teve nas quais foi possível uma mudança local a partir das várias linguagens da arte-educação, área que domina. A pesquisadora ainda traz outro eixo de suas pesquisas, os jogos teatrais, para afirmar que enxergou nessas experiências um esforço coletivo para consolidação artística na educação.

“A construção de um objeto estético traz em si o conhecimento e ele é insubstituível, então eu acho que é um trabalho fantástico canalizar toda a pesquisa e os esforços para um projeto de encenação. Isso é uma coisa muito rara”. Pontuou ao aconselhar os estudantes da SP: “Vocês devem valorizar isso”.

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, comemora sucesso dos livros lançados pelo selo Lucias, uma homenagem à Lucia Camargo

Ingrid se emocionou com a recepção que teve ao chegar na escola, na época recém-inaugurada. “Foi muito bom vir até aqui, até então eu tinha uma visão por outros, ficou mais palpável do projeto”. Ela elogia a proposta pedagógica da SP; para a professora o ato que a instituição realiza de transformar o currículo em um projeto teatral e converter o trabalho dos estudantes em prática é de grande importância, pois coloca o fazer teatral em primeiro plano.

Ingrid Koudela já escreveu livros como: Um Vôo Bretchiano (1992);“Heiner Muller – O Espanto no Teatro (2003) e Jogos Teatrais (2006). Além disso, ela é especialista em Brecht, professora livre-docente de didática e prática de ensino em artes cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, e tradutora, ofício pelo qual recebeu o prêmio Jabuti, por seu trabalho com a obra “Buchner: Na Pena e na Cena”. Tendo vertido para o português toda a obra de Viola Spolin, a professora ganhou espaço como a principal desenvolvedora do sistema de jogos teatrais, os quais introduziu no Brasil na década de 1980. Baseado na proposta de Spolin, o jogo teatral possui atualmente um extenso escopo e pode ser amplamente utilizado no trabalho pedagógico com crianças e adolescentes. Em paralelo à prática do jogo teatral em escolas regulares e centros culturais, o método de Viola Spolin vem sendo adotado em escolas de teatro, além de contribuir para a formação de inúmeros atores e professores nas universidades ao redor do Brasil.




Relacionadas:

Notícias | 23/ 12/ 2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de incríveis apresentações teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS