Morreu hoje (29) aos 80 anos a artista sueca Carlota Suzanne Osten. Diretora de cinema, diretora de teatro e dramaturga, Osten foi um dos grandes nomes das artes cênicas e do cinema sueco nas últimas décadas.
Pelo filme “The Mozart Brothers”, foi eleita melhor diretora do 22º Guldbagge Awards. No cinema, também dirigiu filmes como “Mamma” e “Skyddsängeln”.
No teatro, ela fundou o Fickteatern no final dos anos 1960. Depois, trabalhou longamente no Stockholm City Theatre, criando peças marcantes de tons políticos e feministas, como “Tjejsnack” e “Kärleksföreställningen”.
Durante sua carreira, advogou pela importância do teatro para crianças e adolescentes e também foi a pioneira do teatro para bebês. Em 1975, fundou dentro da Stockholm City Theater a Unga Klara, focando em produções para crianças e jovens.
O principal foco de pesquisa da Unga Klara, até hoje, são espetáculos que coloquem a política de juventude em cena. O teatro tem como filosofia principal o ponto de partida de que o público jovem tem direito à mesma qualidade e profundidade artísticas de um adulto.
Na SP Escola de Teatro
Em 2013, nos anos iniciais da SP Escola de Teatro, diretoria, coordenadores e coordenação pedagógica da Escola viajaram à Suécia para trocas acadêmicas e para o desenvolvimento de intercâmbios artísticos-pedagógicos. Lá, conheceram Suzanne Osten, que se interessou muito pelo modelo pedagógico da SPET, dando início a uma grande parceria.
Na viagem, a Escola firmou parceria com a Sada (Stockholms Dramatiska Högskola). Posteriormente, dois estudantes e dois formadores da Escola viajaram para a Suécia para um intercâmbio na Sada, ao mesmo tempo que a Escola em São Paulo recebeu quatro representantes suecos.
Em 2013, Osten esteve em São Paulo na SP Escola de Teatro, ministrando palestras e oficinas com os estudantes. Em outubro daquele ano, promoveu a palestra “Teatro para a juventude, arte e sobrevivência” ao lado da atriz Cilla Thorell e da psicanalista e dramaturga Ann-Sofie Bárány, ambas também suecas.
Em sua fala, levantou questões sobre o novo drama, a nova consciência sobre a infância e o “babydrama”, teatro para bebês de 6 meses a 1 ano de idade. Já no workshop para estudantes e formadores, trabalhou questões sobre o Teatro para Juventude.