Na última quinta-feira (28), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Milton Santos pela criação e execução do projeto da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.
A Adaap recebeu a Menção Honrosa da Categoria I, que seleciona e homenageia projetos que contribuam para o desenvolvimento social e cultural da cidade de São Paulo. Criado em 2002, o Prêmio Milton Santos também elege projetos que trabalhem com solidariedade social através da ideia de territórios como instâncias políticas (Categoria II).
A Comissão Julgadora do Prêmio Milton Santos é composta por entidades como a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a Fundação Getúlio Vargas e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
As ideias de território de Milton Santos, um dos mais importantes geógrafos brasileiros, são um dos alicerces da SP Escola de Teatro. Desde 2010, a Instituição oferece cursos regulares em áreas ligadas às artes do palco, como Atuação, Cenografia e Figurino, Direção e Iluminação. Ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Escola também oferece cursos de extensão e recebe residências artísticas e outros eventos culturais.
Além da SP Escola de Teatro, a Adaap também é responsável por gerir a MT Escola de Teatro, em Cuiabá. No próximo semestre, aprendizes da instituição mato-grossense vêm para São Paulo estudar nos cursos regulares da SP Escola de Teatro como parte do programa de Intercâmbio Nacional.