EN | ES

SP Escola de Teatro recebe Marcelo Haydu, do Instituto Adus, que integra e apoia refugiados

Publicado em: 30/08/2021 |

Marcelo Haydu na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro

Na última semana, a SP Escola de Teatro recebeu nas unidades da SP Escola de Teatro o diretor executivo do Instituto Adus, Marcelo Haydu. A visita faz parte de uma promissora parceria que a SP e a organização estão fechando para a  realização de workshops, palestras, feiras culturais, bazares, aulas de línguas e eventos para os próximos meses.

Desde outubro de 2010, o Instituto Adus presta apoio a refugiados, solicitantes de refúgio e pessoas em situação análoga ao refúgio presencialmente na cidade de São Paulo, e de maneira online para pessoas do Brasil todo.

‘Temos várias ideias para essa parceria,  como em relação às aulas de línguas nas sedes da SP e também em ações pontuais, como workshops, palestras, feiras e etc, principalmente na sede Brás, que tem várias salas de aula arejadas e pátios abertos”, comenta o diretor, que também é um dos co-fundadores do projeto.

O Instituto atua no processo de integração local com foco em capacitação e geração de renda, oferecendo aulas de português, capacitação para o mercado de trabalho e orientação jurídica. Também são responsáveis pela escola de idiomas Unno, onde professores refugiados ministram aulas de inglês, francês e espanhol.

Miguel Arcanjo, Marcelo Haydu, Marie Ikonomidis e Gustavo Ferreira na unidade Brás da Escola

Refugiados são pessoas que tiveram que migrar de seu país de origem por perseguição em relação à raça, religião, nacionalidade, opinião política ou por pertencer a determinado grupo social, por violação de direitos humanos ou por estarem em países que passam por conflitos armados. No Brasil, temos aproximadamente 130 mil solicitantes de refúgio, e cerca de 62 mil refugiados de 70 nacionalidades.

Marcelo Haydu é graduado em relações internacionais. Mestre em ciências sociais pela PUC-SP. Doutor em saúde coletiva pela UNIFESP, sempre pesquisando as migrações internacionais de pessoas em busca de refúgio no Brasil e o processo de integração local desses grupos. É um dos fundadores e atual diretor executivo do Instituto de Reintegração do Refugiado – Brasil, organização que apoia refugiados e solicitantes de refúgio em seu processo de integração local na cidade de São Paulo. Possui ampla experiência na implementação, coordenação e gestão de projetos sociais no terceiro setor, e na construção de estratégias e implementação na área de mobilização de recursos. Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre direitos humanos e migrações internacionais.

Para saber mais; confira: https://adus.org.br/




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

SAIBA MAIS