Na última sexta-feira, 1° de julho, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu Rosane Borges, pesquisadora, escritora e professora da ECA-USP, para a cerimônia de lançamento do seu mais novo livro Fragmentos do Tempo Presente, que versa sobre política, cultura, artes, mídia, sexismo, racismo, entre outros temas importantes. O evento foi mediado pela equipe da biblioteca da instituição, contou com um interessante bate-papo com a autora e uma sessão exclusiva de autógrafos.
A jornalista Rosane Borges é doutora em Ciências da Comunicação, seus estudos se concentram na área da política contemporânea, das relações raciais e de gêneros e assuntos correlatos. A professora também é articulista na Carta Capital, na Folha de S. Paulo, no blog da Editora Boitempo, na Isto É e já produziu colunas para outros veículos de comunicação famosos, como Jornalistas Livre e Cult. Para Rosane o encontro na SP foi um momento muito especial, em suas redes sociais, ela celebrou o sucesso do evento:
“Foi singelo, foi leve. Tivemos Fragmentos do tempo presente na SP Escola de Teatro. Tivemos diálogo e afetos!”
Foto: Henrique Mello / ADAAPA parceria entre Rosane e a SP Escola de Teatro já se estende há alguns anos, em 2018 a pesquisadora esteve presente na aula magna da instituição para discutir a temática do primeiro semestre letivo com os estudantes, formadores e coordenadores dos cursos técnicos. Na época, as principais questões abordadas tinham relação com identidade e corpo, para a escritora o nosso físico é um tipo de território social, cujas características hegemônicas são definidas historicamente pela sociedade. Nesse contexto, Rosane explicou que o teatro tem um papel importante, pois funciona como uma máquina que move o imaginário, descola e reconfigura sentidos.
Rosane Borges
Rosane Borges é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação, professora colaboradora do Colabor (ECA-USP), pesquisadora na área de comunicação, imaginários, política contemporânea, relações raciais e de gênero, conselheira de honra do Coletivo Reinventando a Educação, integrante do grupo Estética e vanguarda do CTR (ECA-USP), articulista da revista Carta Capital, do blog da Editora Boitempo. Autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016).
Confira imagens de como foi:
Foto: Henrique Mello / ADAAP