Até 25 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso presencial e gratuito Pernas de Saracura – Estudo sobre Perna de Pau, com o professor e pesquisador Guilherme Awazu. O objetivo da oficina será difundir os saberes acerca da arte das pernas de pau, para assim, aumentar e potencializar as técnicas e criações nessa modalidade circense. As aulas acontecerão de 31 de agosto a 31 de outubro, segundas e quartas, das 10h às 13h, na unidade Brás da SP Escola de Teatro. Para participar basta preencher a ficha de inscrição no site da escola.
Parafraseando a atriz e diretora artística Mafalda Pequenino, Awazu pontua que a perna de pau é o nosso palco andante. No decorrer do curso, ele pretende estimular o estudante a reaprender a andar diante da pluralidade de movimentos que tal prática circense possibilita:
“Assim, temos a chance de revisitar e re-entender o significado do erro, gerando novas possibilidades psico-sócio-afetivas em um olhar psicomotor”.
Ao longo das aulas, serão abordados o aquecimento e reorganização corporal, exercícios preparatórios com as pernas de pau e sem os instrumentos. Além disso, serão debatidos diversos temas práticos como os tipos de pernas de pau, a segurança (joelheiras e manutenção das pernas de pau), formas de descer da perna de pau, forma de subir na perna de pau, caminhar, correr, pular e saltar com as pernas de pau.
O curso é livre para a participação do público em geral, com ou sem experiência na linguagem das artes, acima de 18 anos. Os aprovados serão divulgados no dia 26 de agosto e a matrícula acontecerá online nos dias 29 e 30 de agosto. Dúvidas e questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural no endereço ‘extensao@spescoladeteatro.org.br’.
Orientador
Guilherme Awazu é cofundador e integrante da Trupe Baião de 2, pesquisa perna de pau para além do andar, buscando desenvolvimento da técnica da perna de pau equivalente para os demais aparelhos circenses. Junto com Rachel Monteiro está desenvolvendo o Método Saracura de perna de pau. Cursou direção de circo, dramaturgia do circo, mão a mão e percha na SP Escola de Teatro.