Nesta quarta-feira (15), a SP Escola de Teatro recebe o primeiro encontro do projeto SP Dramaturgias deste semestre. Com a leitura do texto “Luneta”, de Júlia Zocchi, o evento acontece na sede Roosevelt a partir das 19h e tem entrada gratuita.
Para Júlia, o texto é resultado da vontade de criticar e questionar seu lugar no mundo enquanto uma pessoa que enxerga as violências, se compadece, mas pouco consegue fazer em relação a isso. “Uma autocrítica que é levada ao absurdo extremo de como a não ação perante à violência vai levar a nossa sociedade à ruína: a qualquer momento seremos os próximos”, pontua Zocchi.
Aprendiz do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Júlia também é poeta e produtora cultural.
Atravessando o Atlântico
O texto da autora foi selecionado para ser lido no ciclo de leituras ‘Salve a Língua de Camões’, que acontece em agosto, no Museu da Quinta de Santiago, na cidade de Matosinhos, em Portugal. O evento visa integrar dramaturgias lusófonas de diversos lugares, promovendo leituras de autores e poetas novos e consagrados da literatura.
O projeto
Criado há cinco anos, o SP Dramaturgias é uma atividade de contrapartida do Programa Kairós. Sua proposta é fomentar leituras dramáticas de textos inéditos de autores contemporâneos. Sob a coordenação de Daniel Veiga, aprendiz egresso do curso de Dramaturgia, são feitas leituras de textos de aprendizes da SP Escola de Teatro.