Nascida em 1990, a Cia. Truks atua principalmente no teatro infantil e de animação. É referência nesse nicho dentro e fora do Brasil, já tendo recebido mais de 40 indicações, entre prêmios e menções honrosas. Além disso, o grupo também oferece cursos sobre o tema para outras companhias e realiza muitos trabalhos voltados para o público infantil e relacionados a educação e cultura.
A Cia Truks tem duas principais áreas de atuação, a primeira é inspirada na arte tradicional japonesa, nomeada ‘bunraku’, na qual três atores animam, ao mesmo tempo, uma única personagem. A outra técnica envolve a ressignificação e transformação de objetos do cotidiano, que se tornam protagonistas brincalhões dos espetáculos. Nesse contexto, o coletivo explica melhor como funciona cada procedimento:
“Se, por um lado, apresenta-se uma estética refinadíssima de animação de bonecos complexos, que exigem longos períodos de treinamento, por outro, vai ao aparentemente mais simples, ao transformar objetos em criaturas com vida e forte simbologia”.
O processo criativo da companhia procura ser atencioso e é fundamentado numa profunda investigação do universo infantil. Nesse contexto, o coletivo explica a importância de suas ferramentas na representação e no diálogo com as crianças:
“Cedo em nossa trajetória, entendemos que possuíamos um instrumento extremamente poderoso de comunicação com os pequenos. Bonecos são naturalmente brinquedos, que estabelecem relação rápida e direta com as crianças.”
O grupo comenta o repertório é construído organicamente, a partir de inquietações, imagens, sensações vivenciadas pelos integrantes da Cia:
“Buscamos falar de forma acessível, poética, divertida e emocionada, do mundo em vivemos e dos problemas que enfrentamos, sem concessões ou tabus. Tratamos de temas sérios para as crianças, mas o fazemos com poesia, ludicidade e delicadeza.”
Para a Cia. Truks, o teatro deve ser transgressor e questionar as lógicas de dominação que por vezes são estabelecidas entre crianças e adultos:
“Nosso teatro, como resistência, clama pelas relações respeitosas e afetuosas com os pequenos, para que eles cresçam de forma saudável e crítica em relação ao mundo. Acreditamos em nosso teatro como forte instrumento para uma luta de transformação desses quadros.”
Mais infos sobre a Cia. Truks estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.