Com mais de 23 anos de carreira, a principal temática tratada nos espetáculos da Cia. Paulicea de Teatro é a cultura brasileira e latino-americana. Nesse contexto, o grupo promove provocações no âmbito social e político a partir de reflexões artístico-poéticas:
“Nos interessa investigar como o teatro pode ser constituinte de um campo no qual é possível resistir às estratégias da cultura de dominação e poder”.
Assim, a Cia. busca reformular uma subjetivação por meio de novas formas de resistência e existência, e tal iniciativa pode ser observada em trabalhos como Cidade dos Ladrões, A Ovelha Negra, Lazarilho de Tormes, Relampião e A Razão Blindada.
O coletivo tem uma gama diversificada de influências culturais e artísticas que regem seus trabalhos, algumas delas são: João das Neves, Santigo Garcia, Fernando Peixoto, os mestres do Cavalo-Marinho da Zona da Mata de Pernambuco, os artesãos do Vale de Jequitinhonha, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Lampião no cinema de Glauber Rocha, as pernas tortas do bailarino Garrincha e a poética de Eduardo Galeano.
No processo criativo da companhia, a música atua de maneira determinante, seja por meio de composições autorais no grupo, seja por meio de releituras de clássicos do MPB.
“O papel fundamental que a música exerce em nossa pesquisa é o da narrativa, como forma de depoimento e de protesto.”
Nesse sentido, as temáticas das peças devem se alinhar com as pesquisas sobre as diferentes manifestações da cultura popular brasileira. Assim, tais acontecimentos artísticos são estudados e explorados em sua mimese corporal, sonora e ancestral, para que possam ser transformados sob o olhar crítico e político da atualidade.
Para a Cia. Paulicea de Teatro a arte teatral tem uma função primordial que é caracterizada pela:
“Apropriação poética de nossas mais ricas manifestações culturais para afirmação de nossas identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos”.
Mais infos sobre a Cia. Paulicea de Teatro estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.