A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes figurinistas da história mundial.
Na lista, há importantes nomes, como Kalma Murtinho e Ruth E. Carter.
Nesta terça-feira, 13, nossa homenageado é a figurinista Milena Canonero; confira!
Milena Canonero:
A renomada figurinista Milena Canonero nasceu em Turim, na Itália, em 1949.
Estudou arte e história do design e figurino na cidade portuária de Gênova, até se mudar para Londres (Inglaterra), para trabalhar com pequenas produções teatrais e cinematográficas.
Série Grandes Figurinistas: Luciana Buarque
Seu primeiro grande trabalho no cinema foi na produção do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, em 1971, e logo após em Barry Lyndon, de 1975, trabalho que lhe rendeu seu primeiro Oscar como melhor figurinista.
Em 1978, assina os figurinos de Expresso da Meia Noite, dirigido por Alan Parker, e em 1981 os figurinos do longa metragem Carruagens de Fogo, dirigido por Hugh Hudson, conquistando seu segundo Oscar na categoria.
Série Grandes Figurinistas: Eiko Ishioka
Milena também foi responsável por muitos figurinos para os palcos, entre eles, para as óperas Il trittico, de Puccini, em 1979, Die Fledermaus, de Johann Strauss, em 1980, e Tosca, também de Puccini, em 2009.
Série Grandes Figurinistas: Tereza Nabuco
Entre as dezenas de grandes produções cinematográficas que ela trabalhou, vale destacar seus trabalhos em The Cotton Club, Tucker: O Homem e Seu Sonho, O Poderoso Chefão Parte III, dirigidos por Francis Ford Coppola, Morte e a Dama, dirigido por Roman Polanski, e Maria Antonieta, dirigido por Sofia Coppola, em 2005, trabalho que lhe rendeu seu terceiro prêmio da Academia.
Canonero foi indicada nove vezes ao Oscar por seus figurinos, ganhando quatro delas, além dos prêmios BAFTA e o Urso de Ouro Honorário durante o 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim.