A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes figurinistas da história mundial.
Na lista, há importantes nomes, como Kalma Murtinho e Ruth E. Carter.
Nesta terça-feira, 21, nossa homenageada é a inesquecível figurinista Eiko Ishioka; confira!
Eiko Ishioka:
Figurinista, diretora de arte e designer gráfica, Eiko Ishioka nasceu em Tóquio (Japão) em 1938.
Formou-se na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio.
Iniciou sua carreira no departamento de publicidade da Shiseido, famosa empresa de cosméticos, onde ganhou o prêmio de maior prestígio do Japão de publicidade por suas criações. Ainda no ramo da publicidade, foi responsável por várias campanhas, como o logotipo da Houston Rockets, equipe profissional norte-americana de basquete.
Série Grande Figurinistas: Kalma Murtinho
Já no final da década de 1970, Ishioka era uma das profissionais mais requisitadas em diferentes meios, inclusive para elaborar cartazes para o cinema, como o pôster promocional do filme Apocalypse Now, dirigido por Francis Ford Coppola.
Série Grandes Figurinistas: Ruth E. Carter
Em 1985, Eiko Ishioka foi escolhida pelo cineasta Paul Schrader para a produção do filme Mishima: uma vida em quatro capítulos, que lhe rendeu o prêmio especial no Festival de Cinema de Cannes. Apesar de ter sido apenas creditada como cenógrafa, também foi responsável pelos figurinos.
A partir daí passou a desenhar figurinos e cenários para cinema, teatro, ópera, circo e publicidade, além de videoclips, design de uniformes deportivos e na concepção visual da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008.
Série Grandes Figurinistas: Tereza Nabuco
Ishioka recebeu dois Prêmio Tony pelo design de palco e figurino da peça da Broadway M. Butterfly, ganhou o Oscar de Melhor Figurino pelos figurinos de Drácula de Bram Stoker, dirigido por Francis Ford Coppola, e se tronou membro do Hall da Fama do Clube de Diretores de Arte, de Nova Iorque.
Em 2002 concebeu os figurinos para o Cirque du Soleil: Varekai e dirigiu o videoclipe da cantora Björk “Cocoon”.
Os filmes A Cela, Closet Land, A queda, o espetáculo Richard Wagner de Der Ring des Nibelungen para a Ópera Holandesa e os figurinos da turnê “Hurricane” da cantora Grace Jones, estão entre os inesquecíveis trabalhos dessa grande artista.