A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes cenógrafos da história do teatro mundial.
Na lista, há importantes nomes, como Edward Gordon Craig, Daniela Thomas e Darcy Penteado.
Nesta quinta-feira, 25, a homenageada é Daniela Thomas; confira!
Um dos maiores nomes da cenografia, Daniela Thomas nasceu no Rio de janeiro em 1959.
Iniciou seu trabalho no teatro como cenógrafa em 1983 na cidade de Nova York, com o espetáculo All Strange Away de Samuel Beckett, dirigido pelo diretor Gerald Thomas. A partir desse momento, Daniela, que também é cineasta, figurinista, diretora, dramaturga e iluminadora, foi responsável pela criação de várias cenografias para o teatro nacional e internacional, a colocando na posição de cenógrafa de maior destaque dos anos 80.
Série Grandes Cenógrafos: Edward Gordon Craig
De acordo com o crítico Yan Michalski “Daniela Thomas é uma extraordinária artista plástica do palco, que parte sempre de um choque visual básico, em vários casos constituído de paredes cuja altura desmedida e cuja textura insólita configuram uma ruptura violenta com os padrões realistas, e um ponto de partida para a criação de um universo fantasioso e simbólico, que fornece uma complexa soma de sugestões metafóricas sobre a situação dramática em que as personagens se encontram. ”
Série Grandes Dramaturgos: Ariano Suassuna
Seus principais trabalhos no teatro são: Quatro Vezes Beckett, Quartett, Carmem com Filtro e Electra Com Creta, todos realizados em parceria com Gerald Thomas, seu ex-marido. Suas referências para esses projetos foram os visuais minimalista e dadaísta, as obras de Marcel Duchamp e os arquetípicos junguianos da psicologia analítica.
A filha do cartunista Ziraldo e irmã do compositor Antonio Pinto, destacou-se em outras áreas além da cenografia. No cinema, co-dirigiu ao lado de Walter Salles os filmes Terra Estrangeira (1994) e Linha de Passe (2007). Em 2018, Daniela escreveu e dirigiu o suspense O Banquete, estrelado por Drica Moraes e Mariana Lima.
Série Grandes Dramaturgos: Marta Góes
Por sua enorme contribuição ao teatro nacional e internacional, a incrivelmente talentosa Daniela Thomas é a escolhida de hoje para ser homenageada na Série: Grandes Cenógrafos da História.