Carlo Antonini é psicanalista, psiquiatra e psicólogo. Seu excêntrico dia a dia, de dentro do consultório, onde lida com casos estranhos e arriscados, até fora dele, é retratado na série anunciada recentemente pela HBO, com estreia prevista para 2014 em toda América Latina.
Contardo Calligaris, que é Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que gere a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, é quem assina “Psi”, em parceria com Thiago Dottori.
Emilio de Mello vive Carlo Antonini (Foto: Divulgação)
Também psicanalista, Calligaris assume que Carlo Antonini – vivido por Emílio de Mello na série, que também conta com Cláudia Ohana no elenco – é um alter ego, mas ressalta que a série explora um universo ficcional que não se prende ao biográfico. A personagem já acompanhou o roteirista em dois romances publicados por ele: “O Conto do Amor” (2008) e “A Mulher de Vermelho e Branco” (2011). Raul Barretto, coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro, também está no elenco, interpretando o coveiro.
Dirigida por Marcus Baldini, a série, que já está sendo produzida, terá 13 episódios, cada um com 60 minutos de duração. Ambientada em São Paulo, a trama revelará histórias inéditas, narrando acontecimentos que se passaram após o lançamento dos livros.
O criador
Contardo Calligaris nasceu em 1948, em Milão. Estudou em Genebra e Paris, onde iniciou sua formação psicanalítica. Desembarcou no Brasil, onde mais tarde se radicou, em 1985. Além de psicanalista, é também colunista da Folha de S. Paulo desde 1999. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade da Provença (França), onde defendeu a tese “A Paixão de Ser Instrumento”, estudo sobre a personalidade burocrática. Professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), e de estudos culturais na New School of New York. É autor de diversos livros.
Texto: Felipe Del