Como parte da comemoração de seus 10 anos, a SP Escola de Teatro lançou em janeiro o livro “Teatro em Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo”. A obra também marca a estreia do selo “Lucias”, que homenageia Lucia Camargo, uma das maiores personalidades da cultura no país.
Lucia Camargo era gestora cultural, professora, jornalista, crítica e coordenou o setor de Extensão Cultural e Projetos Especiais na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Ela também foi diretora de importantes instituições culturais brasileiras, como Teatro Guaíra, em Curitiba, onde foi ainda secretária municipal e estadual de Cultura do Paraná; e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Além disso, foi ainda secretária-adjunta de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a primeira e única mulher na história a dirigir o Theatro Municipal de São Paulo.
No depoimento desta quarta-feira, 24, Raul Barreto, ator, diretor, palhaço, formador e coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro, além de integrante e um dos fundados do grupo Parlapatões, fala sobre a colega e sua importância para a arte nacional.
Ele relembra a trajetória marcante de Lucia e sua presença, deixando um legado por onde passava. “Para além do significado de um nome, o que de fato dá sentido a ele é a trajetória de vida. Lucia iluminou os lugares por onde passou e deixou sempre uma marca”.
Raul comemora o lançamento do selo, que para ele, assim como Lucia, seguirá guiando os caminhos da cultura e nossos pensamentos. “Portanto, nada mais justo que se dê ao nosso selo o nome de Lucias, para que ela continue ainda iluminando nossos pensamentos e nossos caminhos. ”
Conhece Lucia e gostaria de enviar seu depoimento e ter sua homenagem pública aqui? Envie para o e-mail rodrigobarros@spescoladeteatro.org.br