Na última sexta-feira, 4, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo lançou o CreativeSP, um programa para internacionalizar a Economia Criativa da cidade, ou seja, que promove um incentivo à atuação das ações e atividades culturais, tecnológicas e criativas do Estado no exterior. O projeto é fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Relações Internacionais e InvestSP, e têm como alvo principal instituições culturais de todas as regiões de São Paulo. Serão destinados R$ 5,5 milhões para 10 missões e 11 eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo deste ano!
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A agenda internacional contará com eventos culturais, ações de capacitação, palestras, seminários e encontros de networking empresarial qualificados, entre outras atividades. Os inscritos devem assumir o compromisso de que seu representante participe de todos os compromissos oficiais da missão. O foco das viagens está baseado em três pilares fundamentais: Garantir oportunidade para a expansão da atuação das empresas para o mercado externo, com possibilidade de importar e exportar produtos e serviços; catalisar investimentos para os diversos segmentos culturais e criativos de São Paulo e contribuir para a consolidação internacional da imagem do Estado como polo de excelência e diversidade no setor.
As missões já foram selecionados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e envolvem eventos de entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design nos Estados Unidos e países da Europa. Estão programadas as viagens para o Cannes Film Festival (Cannes, França), o AR and VR World Summit (Londres, Inglaterra), o IEG Sponsorship (Chicago, EUA), o Fringe (Edimburgo, Escócia), o Gamescom (Colônia, Alemanha), os Festivais de Cinema de Miami e Nova York, a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o Websummit (Lisboa, Portugal) e o Miami Basel (Miami, EUA).
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O edital de fluxo contínuo para a primeira missão será publicado nesta segunda-feira, 07/02, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 11/02. Ela será para Austin, Texas (EUA), e ocorrerá de 11 a 20 de março. Os empresários participarão do South by Southwest (SXSW), conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece anualmente e reúne milhares de pessoas. Em 15/03 haverá o SP Day, que integra a programação oficial do SXSW.
Para participar as empresas e instituições interessadas podem ser de qualquer parte do país, mas devem ter uma sede em algum município de São Paulo. É necessário apresentar um histórico da organização e do representante que participará da missão, um texto explicando o objetivo e como a missão pode contribuir para as atividades da organização. Também será exigido um texto sobre a estratégia internacional e as metas que a instituição deseja atingir na área.
“Faremos dez missões empresariais para onze eventos e ressalto que nós estamos abrindo a participação tanto para empresas, pessoas jurídicas com fins lucrativos, quanto para instituições sem fins lucrativos, mas que também têm atuação internacional, atraem eventos e projetos e contribuem para o desenvolvimento da economia criativa do Estado”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.
Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 4 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação e consultoria. De acordo com o programa, as empresas e instituições participantes arcarão com 50% dos custos das viagens e poderão contar com assessoria e monitoramento de resultados, além de acompanhamento pós-eventos.
“São Paulo é uma potência e trabalhamos para dar os mecanismos para que essa cultura, inovação e economia criativa possam ser conhecidas pelo mundo todo”, disse Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP. “O governador João Doria inovou e abriu escritórios comerciais na China (Xangai), nos Emirados Árabes (Dubai), na Alemanha (Munique) e nos Estados Unidos (Nova York).”