A sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu na última semana a leitura dramática do texto Bem no Meio do Paralelo 38, do dramaturgo espanhol Pablo Iglesias. Débora Gomes Silvério, estudante de atuação da SP, é uma das cenógrafas e produtoras do projeto.
Dirigido por Andrea Leopoldino e protagonizada por Che Moais e JB Oliveira , a narrativa conta a história de Jacobo, um homem que vive em luta com o seu passado sombrio e traumático, no entanto, tudo muda quando ele se vê obrigado a enfrentar novamente sua antiga realidade perturbadora. É a primeira vez que o texto foi encenado no Brasil.
A montagem é realizada através de uma parceria entre os coletivos Ciatreve e Cenogram e se iniciou durante a pandemia, em 2020, de modo totalmente virtual. Essa união possibilitou a criação a inserção de diversos artistas independentes, propiciando o encontro e a construção de uma nova unidade para que a concepção se concretize em primeira mão na cidade de São Paulo.
O evento foi um sucesso, com lotação máxima de público.
Pablo Iglesias Simón foi um dos autores mais influentes de sua geração, a peça em questão foi indicada a diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Born de Teatro, em 2011. Nela, o artista joga com as emoções do espectador, construindo uma atmosfera própria do suspense que será mesclada com o gênero fantástico criando uma trama muito original.