POR JONAS LÍRIO
Na segunda semana de setembro, a SP Escola de Teatro recebeu a visita do alemão Matthias Walter, professor de voz na Universidade das Artes de Zurique (Uniarts), da Suíça. Além de conhecer as instalações da Escola, ele ministrou um curso básico de voz.
Segundo Walter, a visita foi uma oportunidade de observar como esses princípios são postos em prática na Escola. “Fiquei impressionado com a força que uma escola de teatro pode ter como agente social,” conta. “É uma instituição que conseguiu ajudar em uma transformação profunda da região.”
A parceria entre a SP Escola de Teatro e a universidade suíça começou em 2015, e, desde o ano passado, proporciona o intercâmbio de estudantes e professores. Em 2016, a Uniarts de Zurique reformulou seu programa educacional, e aproveitou para incluir em sua base princípios que fundamentam a pedagogia de ensino da instituição brasileira.
O curso
Professor e estudioso da voz há mais de 20 anos, Matthias Walter ministrou, entre os dias 10 e 14 de setembro, um curso básico de voz para profissionais e estudantes de artes cênicas na SP Escola de Teatro.
Segundo o alemão, a diferença de idiomas (o curso, voltado a brasileiros, foi dado em inglês) não influenciou o trabalho. Nas aulas, o foco foi compreender a relação entre a voz e o corpo humano por meio de exercícios práticos. “Trabalhamos a voz como parte importante das habilidades de um ator ou atriz,” explica Walter.
“Não fazemos exercícios mecânicos na tentativa de produzir um som ‘correto’. Buscamos, na verdade, conectar todo os sons que produzimos a nossas expressões de pensamento e sentimento.”