Documentar e mapear a história do teatro brasileiro, preservando a memória da cena teatral do País. Com esse propósito, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco lançava, em março de 2010, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro. Quem diria que aquele ousado projeto fosse atingir quase 1 milhão de visualizações de páginas em um ano e meio de existência.
Verbete por verbete, a plataforma colaborativa cresceu e se expandiu. Em 5 de agosto do ano passado, contava com cerca de 1.200 verbetes. Hoje, passado exatamente um ano, a Enciclopédia está prestes a alcançar a singular marca de 3 mil verbetes, entre atores, cenógrafos, críticos, diretores, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas e muitos outros profissionais que ganharam notoriedade desenvolvendo algum tipo de trabalho relacionado às artes do palco. A enciclopédia abriga, ainda, espaços teatrais, espetáculos e companhias.
Em julho de 2010, a SP Escola de Teatro cruzava os limites da capital paulista para apresentar, nos dias 16, 17 e 18, a Enciclopédia no Festival de Teatro de Rio Preto (FIT).
Atualmente, a plataforma tem, em seus registros, desde os artistas teatrais mais conceituados do País, até jovens talentos. Alguns dos destaques são: Alberto Guzik, Cacilda Becker, José Celso Martinez Corrêa, Paulo Autran e Raul Cortez.
Além da equipe da SP Escola de Teatro, a Enciclopédia conta com cerca de 300 colaboradores voluntários cadastrados. O funcionamento do programa é sustentado pela ferramenta Wiki – o mesmo utilizado pela Wikipédia. Isso quer dizer que qualquer um, a qualquer momento, pode incluir ou editar um verbete. Basta seguir os seguintes passos:
1. Acesse o site http://www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia/
2. Na parte superior direita do site, clique no link “criar uma conta ou entrar”.
3. Clique no logo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no canto superior esquerdo, para voltar à página principal.
4. Digite o nome do verbete a ser criado/incluído no campo “pesquisa” e clique em “ir”. É imprescindível que o nome digitado na pesquisa esteja escrito corretamente, respeitando-se letras maiúsculas e minúsculas, assim como acentos
5. Na página gerada, clique no link em vermelho “criar tal página”.
6. O próximo passo é digitar todo o conteúdo do verbete no espaço de edição.
7. Cada verbete pode e deve estar associado a uma ou mais categorias. Para fazer esse link, é necessário atenção à grafia das categorias já cadastradas. Basta digitar o código [[categoria: +área de atuação]]. Exemplo: [[categoria: palhaços]]
8. Clique em “salvar página” abaixo da caixa de edição.
E pronto! Seu verbete já faz parte da Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, e está disponível para edição e consulta.
Mas essa não é a única maneira de se fazer isso. Se preferir, você pode enviar o material a ser incluído ou tirar dúvidas pelo e-mail enciclopedia@spescoladeteatro.org.br
A SP Escola de Teatro agradece a sua colaboração nesta desafiadora, porém, prazerosa missão de preservar a memória teatral do País.
Texto: Felipe Del