Agora que os aprendizes chegaram Experimento do Módulo Amarelo, quem fará a concepção dos projetos serão os alunos dos Cursos Regulares de Humor, Dramatugia e Atuação. Entretanto, eles somente apresentam uma primeira proposta para formadores, coordenadores e aprendizes dos demais cursos, a fim de abrir um discussão e estabelecer um espaço para o trabalho colaborativo onde o que reina é a desfiadora relação entre texto, cena e ato.
Alguns critérios foram estabelecidos para que esse trabalho tome corpo e os grupos precisam ficar atentos a alguns pontos. Os formadores, por exemplo, acompanharão o processo, em pares, objetivando fazer provocações aos aprendizes. Assim, um grupo, num determinado ensaio, poderá receber a visita de um formador de Cenografia e Figurinos e um formador de Direção, por exemplo. Ambos, após acompanharem um período do ensaio farão perguntas e levantarão questões ao grupo com a intenção de contribuir com o processo de investigação.
Cada grupo deverá criar um blog cujo objetivo é tornar público o processo de trabalho. Nesse blog podem ser postados textos, fotos e outros elementos que o grupo julgar importante compartilhar. A proposta é a de constituir um documento vivo durante o processo criativo do Experimento.
Além desse blog, os aprendizes deverão realizar um planejamento de trabalho com base no cronograma geral da Escola. Em face disso, todos devem levar em consideração o tempo destinado à realização do trabalho, o que pressupõe, também, discutir a disponibilidade dos envolvidos no projeto.
É necessário, também, que cada trupe pense no espaço onde pretende desenvolver o trabalho. A ocupação do espaço depende de inúmeros fatores, tais como: horários que o espaço estará disponível para os ensaios, segurança dos atores/público e seus recursos técnicos. Tudo isso deve estar atrelado ao cronograma da área de Produção/Logística da Escola, que auxilia os aprendizes em todas essas instâncias.
Confira em http://www.brechtatencao.blogspot.com/ e http://coaxcoax.blogspot.com/ alguns trabalhos que já estão em andamento.