No último sábado, 11, a Prefeitura de Santos anunciou uma incrível oportunidade para trabalhadores do setor cultural, maiores de 18 anos e residentes na cidade: o ‘Concurso Cultural Prêmio Celio Nori’. Serão fomentados 219 projetos de cultura das mais diversas modalidades; o investimento será de cerca de R$ 1.900 por selecionado, totalizando mais de R$ 400 mil, essa verba é oriunda dos recursos da Lei Aldir Blanc. Até as 18h do dia 29 de outubro estarão disponíveis no site do prêmio as informações detalhadas sobre o edital e a inscrição.
Segundo o secretário da cultura Rafael Leal, o incentivo é uma chance que contempla todos os profissionais do ramo, inclusive aqueles da área técnica que assim podem adquirir mais autonomia na realização de seus trabalhos. Além do patrocínio, todas as apresentações artísticas e culturais, workshops, obras cinematográficas ou literárias e exposições virtuais serão exibidas nos canais virtuais da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Será possível se inscrever ainda que os participantes tenham recebido a renda básica da Lei Aldir Blanc em 2020, ou sejam gestores de espaço culturais e coletivos que já foram contemplados com recursos da mesma normativa.
A cultura têm movimentado a economia de Santos; cerca de 4 milhões de reais foram disponibilizados via editais nos últimos dois anos. A Prefeitura em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura vem de maneira expressiva apoiando os trabalhadores do setor cultural mesmo de maneira remota.
Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia, foram mantidos os investimentos a projetos de caráter artístico e cultural transmitidos online, e a instituições. Além disso, mais de 400 famílias foram cadastradas e estão recebendo cestas básicas junto com kits de álcool em gel e livros, doados pelo projeto Leia Santos – Um Incentivo à Leitura.