Como qualquer outra profissão, a do ator também exige estudo. E muito. Não basta acreditar que se tem talento. É necessário construir uma boa bagagem cultural para exercer a profissão. Ator preguiçoso, que não estuda, nunca se tornará um bom ator. O máximo que poderá conseguir são papéis sem importância em montagens nada importantes e interessantes.
Estudar tem um sentido mais amplo do que apenas frequentar cursos e workshops. Qualquer ator, ou outro profissional do teatro, precisa ter uma biblioteca de livros que dizem respeito sobre sua profissão. Não apenas tê-los na estante, à vista de quem o visita. Mas deve ler cada um deles. E ler, neste caso, não é apenas fazer uma leitura rasa, como se estivesse lendo um romance. É estudo.
Hoje, porém, a questão não é como ler (estudar), mas sim o quê ler. Assim, segue uma lista de livros pontuais e imprescindíveis para qualquer ator.
Livros úteis para o ator:
“A criação de um papel” – Constantin Stanislawisk
“Preparação do ator” – Constantin Stanislawisk
“Construção do personagem” – Constantin Stanislawisk
“A porta aberta” – Peter Brook
“Dicionário de teatro” – Patrice Pavis
“História de teatro” – Margot Berthold
“O ator errante” – Peter Brook
“O ator invisivel” – Ioshi Oida
“O método” – Eugene Kusnet
“O teatro brasileiro moderno” – Décio de Almeida Prado
“Para trás e para frente” – David Ball
“O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski” – Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli
“Grotowski e companhia: origens e legado – Ludwik Flaszen
“Manual mínimo do ator” – Dario Fo
“O teatro e seu duplo” – Antonin Artaud
“Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas” – Augusto Boal
Texto: Carlos Hee