Acontece em 25/3 às 19h, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o lançamento do livro “Antologia do Teatro Brasileiro, vol.2”, com organização de Alexandre Mate, Pedro Schwarcz e Rodrigo Morais Leite, editado pela Penguin & Companhia das Letras.
Após bate-papo com os três pesquisadores, haverá sessão de autógrafos.
Nesta antologia, estão reunidas obras de diferentes vertentes, mostrando as muitas facetas de um século fundador da literatura. Temos o histórico Antonio José, de Gonçalves de Magalhães; uma obra lírica, Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias; e um mergulho no fantástico com Macário, de Álvares de Azevedo, complementado por Noite na taverna, do mesmo autor. Segue-se Mãe, ponto de inflexão na carreira de José de Alencar, e Cancros sociais, texto de denúncia moral de Maria Angélica Ribeiro.
Juntas, essas peças montam a complexa cartografia de um país em formação e de um teatro plural, vibrante, com diferentes linhas de força estilística e anseios sociais que ressoam até os dias de hoje.
No século XIX, a preocupação com a criação de um imaginário distintamente brasileiro encontrou no teatro uma via para dar corpo a esse projeto. Os dramas que compõem esta antologia representam uma dramaturgia voltada à estetização e à problematização de questões ligadas à realidade social, da posição da mulher na sociedade à escravidão.
Selo Lucias
O professor e pesquisador Alexandre Mate é um parceiro de longa data do Selo Lucias, projeto editorial da SP Escola de Teatro idealizado por Ivam Cabral, diretor executivo instituição, que, desde 2020, publica livros gratuitos ao público no campo das artes cênicas e outras artes.