Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, foi o convidado do oitavo episódio da série de podcasts “Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator”, do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do SESC.
Em conversa com a apresentadora Mariana Delfini, ele relembrou o processo de criação e idealização da escola, as inspirações pedagógicas e o sistema singular da instituição, que propõe uma formação modular em que os alunos escolhem o percurso de aprendizado.
Ivam contou como foi o processo de desenvolvimento da matriz pedagógica da escola, que é complexo: “No início do projeto, queríamos responder duas perguntas: ‘Qual a escola do seu sonho? Qual escola você gostaria de estudar? ’ Queríamos estudar em uma escola que fosse gratuita. Estudar em uma escola que me conecte com o mundo, que me leve para estudar fora do brasil. Foi aí que usamos a pedagogia de Milton Santos, entendendo territórios, globalização, quebra de fronteiras. Também a de Paulo freire, sobre a autonomia do estudante de forma saudável. Fomos nos aprofundar também na física quântica, com Fritjof Capra, cuja abordagem está apoiada na sustentabilidade.”
Ao longo da entrevista, o diretor executivo relembrou o o início da Instituição e como ela se mantém atualizada, ano a ano, com as demandas e perspectivas do mundo moderno e dos novos estudantes.
Em 2020, a SP Escola de Teatro completou 10 anos de existência, e para celebrar o marco, 12 coletivos formados por estudantes e artistas egressos da SP Escola de Teatro apresentaram espetáculos para espectadores de todo o país, através das plataformas digitais.
Confira o episódio do podcast aqui