A Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA, divulgou os indicados de sua tradicional premiação anual, que envolve dez categorias (Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Literatura, Moda, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão). Entre os espetáculos listados na categoria Teatro, dois têm relação com a SP Escola de Teatro.
Cena de “Cachorro Enterrado Vivo”. Foto: Lia Soares e Suzana Latini
Quase unanimidade entre os críticos, o ator Leonardo Fernandes é indicado na categoria Ator por seu trabalho no espetáculo “Cachorro Enterrado Vivo”. Sucesso de público e — é claro — crítica, a montagem estreou em Belo Horizonte e, ao vir a São Paulo, ficou em cartaz na sede Roosevelt da Escola entre agosto e setembro.
Na ocasião de sua estreia paulistana, a peça ganhou grande destaque na imprensa, sendo noticiada pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. No enredo, o vigia de um terreno baldio recebe a proposta de enterrar, no local, o cachorro de um homem. Após aceitar o serviço, vê o proponente voltar com um cachorro vivo. O conflito ético aproxima o vigia e o cão, além de servir como ponto de partida para uma série de discussões.
Rubens Caribé e Eric Lenate, nesta ordem, em cena de “Fim de Partida”. Foto: Leekyung Kim
Na mesma categoria concorre o ator Eric Lenate, em cartaz até 19 de dezembro com a peça “Fim de Partida — Pequena Sonata Dramática para Piano e Vozes”. A montagem, que tem inspiração na obra do dramaturgo inglês Samuel Beckett, teve estreia recente no Sesc Pinheiros.
O texto narra o drama de quatro sobreviventes de algum desastre não especificado. Eles estão abrigados em um lugar devastado, possivelmente em um período pós-guerra. Encarcerados, eles conversam sobre a existência, a condição humana e a solidão.