Os versos melancólicos e românticos do poeta italiano Giacomo Leopardi (1798–1837) são bases para o espetáculo “Zibaldoni”, que reestreia no próximo dia 1º de abril, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. A montagem é dirigida por Aimar Labaki e tem no elenco os atores Adriana Londoño e Clovys Torres. Nesta temporada, as apresentações acontecem de sábado a segunda-feira.
Centrado na palavra e no gesto, o espetáculo abdica de recursos de luz ou trilha sonora, como proposta de aproximar cada vez mais o público do espaço cênico. “É poesia dita ao pé do ouvido”, ressalta o diretor, que também assina a adaptação dramatúrgica. Amor, morte e poder são os eixos do olhar romântico de Leopardi que norteiam a peça.
Segundo Aimar Labaki, “Zibaldoni” não se trata de uma biografia nem um apanhado literário da produção do poeta italiano; a proposta é buscar a atualidade da poética do autor por meio do diálogo com a cena contemporânea.
Giacomo Leopardi é um dos maiores poetas italianos e um dos principais nomes do Romantismo. Entre a sua produção estão poemas, diálogos e um misto de diário e anotações filosóficas, com mais de 4 mil páginas, chamado “Zibaldone”.
Zibaldoni
Quando: de 1º de abril a 1º de maio
Onde: SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt)
Horário: sábados, às 21h30; domingos, às 19h; e segundas, às 20h
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
Classificação: 10 anos