Localizada na sede Brás, a Biblioteca da SP Escola de Teatro tem mais de 9 mil livros em seu acervo, de clássicos do teatro mundial a teses de doutorados sobre as diversas áreas das artes do palco. Mantida principalmente por doações, a Biblioteca conta com um colaborador especial, o crítico de teatro Jefferson Del Rios, que frequentemente presenteia a Instituição com livros sobre crítica teatral.
“Conheço o talento e a força criativa que circula pela Escola, e acredito que a crítica precisa circular também. Então, por que não colaborar com uma instituição como a SP Escola de Teatro?”, diz.
Del Rios começou sua carreira no jornal Folha de S.Paulo, onde trabalhou de 1969 a 1984. Também tem passagens por veículos como as revistas IstoÉ, Vogue e Bravo! e pelo jornal O Estado de S. Paulo, destacando-se como um dos principais críticos especializados em teatro do Brasil.
Para ele, o trabalho da crítica é importante não só pela análise da arte, mas como ferramenta histórica que guarda o contexto social de um país. Segundo Del Rios, na crítica um estudante pode encontrar informações sobre peças montadas há décadas, pode entender como era o teatro de muito antes e usar este conhecimento como referência hoje.
Atualmente, ele é membro do conselho curador da TV Cultura, e a crítica continua presente em sua vida. Durante o período da ditadura militar, Del Rios se empenhou em denunciar a censura no teatro e em defender a liberdade de expressão, algo que reflete até hoje em sua dedicação à crítica teatral.
“Temos acervos de gigantes aqui – Alberto Guzik, Emílio Di Biasi, Christiane Riera, Antônio Abujamra – e é uma honra contar com a colaboração de um profissional como o Jefferson quando o assunto é crítica”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.