EN | ES

Palestra Gratuita com Adolf Shapiro

Publicado em: 06/10/2011 |

Adolf Shapiro, um dos mais expressivos nomes da cena russa contemporânea, fez uma parceria com a Mundana Companhia em um projeto de residência artística para criação de um espetáculo inédito, baseado no romance “Pais e Filhos”, uma ficção russa do século XIX, escrita por Ivan Turguênie.

 

Este processo inclui, além de residência artística, pesquisa e encontros com convidados. A primeira das atividades é uma palestra, aberta ao público, que será realizada amanhã (7), às 20h, no Instituto Capobianco. 
 
 

Adolf atua como encenador e pedagogo e foi discípulo de Maria Knébel, que trabalhou diretamente com Constantin Stanislávski. Durante o encontro com o tema “Os Últimos Anos do Sistema Stanislávski e Turguêniev no Teatro de Arte de Moscou”, o diretor vai falar sobre o ator, diretor, professor e teórico do teatro russo e, também, sobre Ivan, romancista e dramaturgo russo do século XIX.

 

O projeto propõe a realização de três estudos envolvendo o encenador, os atores da Mundana Companhia e convidados.  O primeiro recebeu o nome de “Diagnosis da Obra Pais e Filhos”. Nessa pesquisa, o Instituto Capobianco ofereceu ao grupo um encontro com a prática e o pensamento do encenador russo. A primeira etapa do trabalho com Adolf consistirá na análise e adaptação da obra “Pais e Filhos” .

 

Considerada uma das grandes obras da literatura universal, o romance retrata os intensos conflitos na Rússia da metade do século XIX, no qual Ivan coloca em confronto o olhar de pais e filhos sobre o mundo. O autor mergulha, ainda, na atmosfera pré-revolucionária, para retratar o choque entre as gerações que fizeram e sofreram as mudanças sociais, ideológicas e de costumes do período. Foi nesta obra que se popularizou o termo “niilismo”, aplicado ao protagonista Bazárov.

 

Em “Pais e Filhos”,  o elenco será formado por Fredy Allan, Lúcia Romano, Luah Guimarãez, Luís Mármora, Silvio Restiffe, Sergio Siviero, Sylvia Prado, Vanderlei Bernardino, Otávio Ortega e Aury Porto. Integram a equipe de tradução Anastássia Bytsenko, Marcio Araújo e Diego de Oliveira. A orientação teórica tem coordenação da Prof. Dra. Elena Vássina.
 

 

Shapiro e a Mundana Companhia

Entre 17 de setembro e 10 de dezembro de 2010, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Festival Internacional de Teatro Anton Tchecov, de Moscou, promoveram em São Paulo o Espaço Tchekhov 2010. Com uma programação repleta de espetáculos, exposições e palestras, o projeto ofereceu a oportunidade de assistir a diversas experiências cênicas desenvolvidas com base na vida e na obra do consagrado dramaturgo e escritor Anton Tchecov (1860-1904). 
 
 

A partir da obra “O Idiota”, a Mundana Companhia criou um coletivo de atores vindos de várias formações, experiências profissionais e companhias da cidade de São Paulo. Esse coletivo foi convidado pela Funarte e pelos curadores da exposição Espaço Tchecov 2010 para trabalhar durante três semanas com o diretor Adolf Shapiro, entre agosto e setembro de 2010. Deste curto processo, surgiu o exercício cênico Tchecov 4 – Uma Experiência Cênica, que ficou em cartaz por quatro meses, no Complexo Cultural Funarte em São Paulo, em 2010. 
 
 

Esta experiência cênica acendeu o desejo do grupo de atores de participar de uma encenação completa sob a batuta de Adolf. A vontade ampliou-se com o interesse de, conjuntamente, verticalizar questões sobre o Sistema Stanislávski, partilhando a experiência do encenador e pedagogo russo em torno dos últimos anos do trabalho desenvolvido por Stanislávski, em especial, no método de Análise Ativa. Adolf, concordando com as intenções do grupo, sugeriu o romance “Pais e Filhos” para alavancar esse novo projeto. 
 
 

Em busca de parceiros para esta empreitada artística, a Mundana Companhia encontrou no Instituto Cultural Capobianco – Teatro da Memória uma instituição que soube compreender a importância do projeto.

 

Serviço
Palestra com Adolf Shapiro
Quando: Sexta-feira (7), às 20 horas
Onde: Instituto Cultural Capobianco
Rua Álvaro de Carvalho, 97, Centro
Entrada Franca
Informações: www.institutocapobianco.org.br

 

Texto: Renata Forato