O Cineclube Macunaíma promove nesta terça-feira, 10, às 19:30h, um debate digital em celebração aos 80 anos do cantor Ney Matogrosso, a partir da exibição do documentário Olho Nu, de Joel Pizzini, que está disponível a todos no Youtube até quinta-feira, 12 de agosto.
O encontro terá a participação de importantes nomes da cultura brasileira, como o ex-integrante do Secos & Molhados Gerson Conrad, a compositora Lucina, o escritor e poeta Ramon Nunes Mello, além dos cineastas Joel Pizzini e Silvio Tendler.
O encontro será mediado pelo crítico de cinema e ex-diretor da Cinemateca do MAM-RJ Ricardo Cota, com coordenação de Zezé Sack.
Documentário Olho Nu
O documentário, dirigido por Joel Pizzini, é um filme-ensaio que retrata a vida-obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista, em contraponto com sequências atuais rodadas durante a turnê de seu show Inclassificáveis. Num espetáculo sobre o percurso musical do artista, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, Olho Nu revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia o repertório de Ney Matogrosso, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.
Com coprodução do Canal Brasil e Paloma Cinematográfica, Olho Nu foi premiado como Melhor filme no Festival In-Edit e América do Sul de 2013, tendo participado ainda no mesmo ano dos Festivais de Havana (Cuba), Guadalajara (México), Doc-Lisboa e Mostra Internacional de Sâo Paulo.