Cena de “Gardênia e Outras Mães”. Foto: Soraia Costa
O recém-criado Núcleo Os Colecionadores estreia seu primeiro trabalho, a peça “Gardênia e Outras Mães”, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, no dia 23 de julho. Com direção de Paulo Salvetti, a montagem explora o conceito de mãe na atualidade em 14 cenas curtas e independentes.
A dramaturgia surgiu em um processo criativo coletivo a partir das experiências dos atores, de entrevistas e de relatos sobre diversas situações que envolvem a maternidade. Em seguida, a trupe criou uma espécie de “documentário ficcionalizado” para agrupar todas essas histórias.
Uma das referências são os estudos do filósofo polonês Zygmunt Bauman sobre a modernidade líquida. A ideia é partir dessa teoria para pensar o que seriam as mães em um tempo de liquefação dos valores sociais.
A peça convida o espectador para refletir sobre a própria experiência de vida e, ao mesmo tempo, para exercitar o olhar empático para a situação do outro. O elenco conta com a participação de Eduardo Leite, Léo Oliveira, Luana Crempe e Paulo Salvetti.
Serviço
“Gardênia e Outras Mães”, do Núcleo Os Colecionadores
SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Sala R4
Praça Franklin Roosevelt, 210, Metrô República. (11) 3775-8600.
Estreia 23/7. Sáb., Dom. e Seg., 21h. Até 1º/8
Grátis. 90 min. 14 anos.