A partir do dia 25 de janeiro, o processo seletivo 2021 do Programa de Qualificação em Artes para coletivos de dança e teatro do interior, litoral e região metropolitana paulista estará aberto. As inscrições vão até 21 de fevereiro, com o chamamento das respectivas linguagens artísticas que serão publicados na página Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
O programa tem o objetivo de incentivar o aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital paulista, a fim de dar oportunidades para a cena cultural que não está na metrópole, e sim nas regiões interioranas, litorânea e metropolitana do estado de São Paulo.
Durante as aulas, especialistas de dança e teatro oferecem ampla orientação artística aos grupos, voltada a ampliar repertórios e visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.
Os encontros vão seguir um formato híbrido, devido a pandemia de Covid-19, com um primeiro momento em plataformas digitais e, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, com um segundo momento em aulas presencias.