A biblioteca da SP Escola de Teatro é uma das joias da instituição, sendo fundamental para a pesquisa, consulta e análise do teatro por estudantes e professores e é considerada uma das mais importantes sobre a temática na América Latina. Com a retomada 100% presencial dos atendimentos, o setor também tem passado por mudanças e está cheio de novidades, como a presença de uma nova bibliotecária, Camila Araújo.
Formada pela ECA-USP em Biblioteconomia, ela já atuou em diversas instituições de ensino públicas e privadas, como o SENAC e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Juntam-se a ela as assistentes Flávia de Araújo e Nadege Mondestin. A primeira é bacharel em letras português/ inglês pela Uniesp, técnica em biblioteconomia pelo SENAC e integrante do projeto SP Transvisão, gerenciado pelas funcionárias transsexuais da instituição. Já Nadege é formada em secretariado bilingue (criolo/francês) no Haiti, país onde nasceu. No Brasil, está desde 2016 e conquistou a proficiência em português, além de participar de cursos de atendimento em bibliotecas escolares. O dramaturgo, diretor e professor Mauricio Paroni ajuda na coordenação do acervo, alocado na sede Brás da instituição.
Juntas, as 3 colaboradoras escreveram um texto para os estudantes, professores, artistas e membros da comunidade teatral contando curiosidades da biblioteca da SP Escola de Teatro e convidando a todes, todas e todos a visitarem o espaço, confira!
Estamos de volta!
Você sabia que a Biblioteca da SP Escola de Teatro possui cerca de 20 mil itens bibliográficos e que grande parte deste acervo são obras temáticas de artes cênicas e áreas adjacentes em suporte impresso e também digital? O acervo físico da Biblioteca da SP Escola de Teatro é composto pelas coleções do Apoio Pedagógico das Obras Raras e por fundos especiais doados para a utilização de nosso público. Tais fundos se constituem de acervos particulares de algumas personalidades das artes do palco, a saber: Ivam Cabral, Emílio Di Biasi, Alberto Guzik e Christiane Riera. Porém, também possui obras de diversas áreas da cultura, tais como dança, televisão, música, artes, literatura, poesia, entre outros.
Outra coleção que merece destaque, é o ACERVO ANTONIO ABUJAMRA
Inaugurado em maio de 2019, o acervo reúne mais de 10 mil objetos pessoais catalogados pelo diretor e dramaturgo Antônio Abujamra (1932-2015). Entre os arquivos estão cerca de 760 CDs, 720 DVDs, 5.400 livros e 3.100 peças de vários autores, além de raridades, como cartas, cartões-postais, programas de espetáculos e roteiros. O material está disponível para visitação e consulta, mediante agendamento.
De acesso público e gratuito, a biblioteca funciona de Segunda a Sexta, das 10h às 19 horas. Ela fica localizada no térreo da Sede Brás da instituição e você pode utilizá-la para consultar materiais, nossas coleções especiais, e também emprestá-los. Cada pessoa pode levar até 5 materiais pelo prazo de 15 dias. Pelo endereço: http://spescoladeteatro.contempory.com/scripts/bnportal/bnportal.exe/index é possível consultar o catálogo, bem como fazer renovações e reservas em seu nome, caso cadastrado. Para realizar o cadastro para empréstimos é muito simples, basta trazer um documento com foto e comprovante de residência. Estamos ansiosos pela sua visita.
Aproveitamos também para dizer que semanalmente teremos postagens nas redes sociais sobre a biblioteca. Serão dicas de materiais e leituras, resumos de livros literários ou informações e tutoriais e outras informações que possam ser relevantes. Então acompanhe a gente de pertinho também!