A dança Vogue ficou conhecida por causa da música de mesmo nome que a Madonna lançou nos anos 1990, com um clipe ousado e uma apresentação impecável que entrou para a história do prêmio VMA. Contudo, antes disso, a dança já existia como elemento de um universo muito mais amplo: a Cultura Ballroom. Tudo isso é tema de um curso gratuito oferecido na web pela Casa Natura Musical.
Mais que festa ou dança, a Cultura Ballroom nasceu como movimento político e artístico nos anos 1960 no Harlem, na periferia de Nova York. A comunidade #LGBTQIA negra e latina que vivia nessa região começou a se reunir em bailes próprios, as balls, com competições de beleza e de voguing, criando espaços acolhedores na noite nova iorquina para essas pessoas. A ótima série Pose, disponível na Netflix mostra este momento.
No curso online integrantes da comunidade ballroom brasileira falam sobre a história da cultura, sobre como funcionam as balls, as categorias e os tipos de voguing. A criação é de Beatriz Moura e Lucas Hirai, com consultoria e curadoria de Flip Couto e Félix Pimenta e animação de Oscar Nunes.
CULTURA EM CASA
Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.
O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).