Responsável pelos projetos internacionais da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e ações editoriais relativas ao selo Lucias, o escritor e crítico literário Marcio Aquiles doou parte de seu acervo pessoal de livros à Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), obras que ficarão disponíveis na biblioteca da Escola.
São centenas de exemplares sobre teoria e crítica de teatro, dramaturgia, moda e figurino, estudos literários, filosofia e obras de ficção. Entre os livros doados, há obras de Sarah Kane, Thomas Bernhard, Rainer Maria Rilke, Marguerite Duras, Barthes, Nietzsche, Georges Bataille, Eugene O’Neill, Oscar Wilde e Nelson Rodrigues.
Confira um panorama geral do 1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023
Há também obras raras, como “The Vision of Judgment and Childe Harold”, uma edição com poemas de Lord Byron, em inglês, publicada em 1958; “Schauspielführer”, antologia do teatro mundial com 2 mil páginas, em alemão, de 1965; e uma edição com todas as comédias de Shakespeare, publicada em 1951.
“Há tempos eu queria botar meus livros para circular e não há melhor atitude do que doá-los, tornando-os disponíveis para que outras pessoas possam ler e pesquisar. Eu mantive na minha biblioteca pessoal apenas algumas obras teóricas que utilizo com frequência em bibliografias e alguns exemplares com os quais tenho alguma afinidade especial, como romances importantes na minha formação crítica ou livros que ganhei de presente”, afirma o escritor.
A biblioteca da SP Escola de Teatro está localizada na sede Brás da instituição (rua Rangel Pestana, 2401) e fica aberta de segunda a sex, das 9h às 18h. Nela há também o acervo do diretor e dramaturgo Antonio Abujamra (1932-2015)>