Na próxima quinta-feira, 19, acontecerá o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, de Jefferson Del Rios e Alcione Abramo, na sede da Praça Roosevelt da SP Escola de Teatro, às 19h. A obra é fruto de uma parceria entre a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Itaú Cultural, Giostri Editora e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Selo Lucias, braço editorial da SP.
A edição apresenta um compilado do trabalho do crítico teatral Athos Abramo e rememora seu valoroso trabalho para a cultura, em especial ao teatro brasileiro. Este importante lançamento editorial é destaque na imprensa paulistana nesta semana , com matérias exclusivas na Folha de S. Paulo, Veja SP, Cultura sem Censura, Blog do Arcanjo e Isto É.
O jornalista Del Rios também concedeu entrevistas para as rádios Cultura, CBN e Eldorado. Nelas, ele menciona que o livro foi feito devido à Alcione Abramo, filha de Athos, que guardou todo o acervo do pai, o qual é um testemunho das transformações não só do teatro paulistano, mas da cidade como um todo.
“Um homem que escrevia de maneira concisa e elegante, era extremamente culto e deixou um legado importante. Isso significa o seguinte: não é um livro para quem só vai a teatro, entende de teatro e gosta de teatro, não, é pra quem quer conhecer a vida cultural, política, jornalística de São Paulo, do final da Guerra até 1968. Esse livro é assinado por mim e pela professora Alcione Abramo, com prólogo, introdução, notas de rodapé, todas as informações que acrescentam mais dados sobre esse período e traz para os dias atuais esse homem importante para nós e para a cultura, Athos Abramo.”, em entrevista para a Rádio Cultura.
A obra descortina o panorama teatral paulista daquele período, revelando não só o talento e a originalidade do crítico, ao observar o que se passava em cena, como uma São Paulo pós-guerra e em fase de grandes mudanças.
“O Athos fez a ponte entre o teatro mais antigo e não menos bom, de pessoas como Procópio Ferreira, até o período de renovação da cena paulista com os amadores teatrais, os universitários ligados a Décio de Almeida Prado, ao Doutor Alfredo Mesquita, fundador da Escola de Arte Dramática, e outros que acabaram participando da fundação do TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, em 1948, que é o início do chamado novo teatro paulista e brasileiro de certa forma.”, conta o jornalista em entrevista à Rádio Eldorado.
Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe solo de Cynthia Margareth no mês de janeiro
A direção geral e curadoria do projeto é de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, com produção executiva de Elen Londero e Joaquim Gama, coordenadores da instituição.
Ficha Técnica
Livro: “Athos Abramo: o crítico reencontrado”.
Organização: Alcione Abramo e Jefferson Del Rios.
Lançamento: 19/01/2023 – 19 horas. SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt
ISBN: 978-65-84800-05-2.
Edição: Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Itaú Cultural e Editora Giostri.
Preço: R$ 30,00.
Coordenação Editorial | Selo Lucias – Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles.
Direção geral e curadoria do projeto – Ivam Cabral.
Produção executiva – Elen Londero e Joaquim Gama.
Assistente de produção – Gustavo Ferreira.
Edição dos textos – Marcio Aquiles.
Revisão – Jorge Emil.
Capa – Tomaz Alencar.