Na próxima sexta-feira, 29, às 14h, o coordenador de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, JC Serroni, realizará uma palestra no 4º Congresso Internacional em Arquitetura, Teatro e Cultura, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O evento é um dos principais sobre a temática no mundo e busca trazer discussões, debates e propor relações entre a arquitetura teatral, o teatro e a cultura. O congresso é promovido pelo Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio. Para participar basta realizar a inscrição via Sympla (Link).
Um dos pressupostos que é mote e ponto de partida para o diálogo proposto no evento é o fenômeno que vem ocorrendo com o teatro contemporâneo. Atualmente, o cenário no teatro tem extrapolado o uso de espaços experimentais ou adaptados, para fazer uso de estruturas icônicas, projetadas por arquitetos do star-system internacional. Tal acontecimento passou a ser tema de discussões interdisciplinares que envolvem não apenas pesquisadores e estudiosos do teatro e arquitetura, mas de múltiplas áreas. Tendo isso em vista, o 4º Congresso Internacional em Arquitetura, Teatro e Cultura nasceu com a pretensão de discutir tais assuntos e examinar as experiências contemporâneas do desenho da cena e dos espaços teatrais mais recentes.
Assim, JC Serroni, um dos maiores cenógrafos da atualidade, em sua palestra, irá discutir o tema ‘Quando Arquitetura e Cenografia Se Fundem no Mesmo Espaço’. Com mais de 40 anos de experiência na área, Serroni compartilhará mais de suas vivências na prática, assim como suas referências e um pouco do processo criativo de seus trabalhos. Para o artista, poder propor diálogos entre as duas áreas é gratificante:
“Atuar nesses espaços, dentro das minhas áreas de criação, a arquitetura e o design da performance, tem sido para mim um grande e sempre experimental presente”.
JC Serroni também celebra o convite feito a ele pela Unirio e convoca a todas, todes e todos à participarem do evento:
” Me senti muito honrado em poder participar de um dos mais importantes eventos da arquitetura, cenografia e cultura, com os mais importantes arquitetos e cenógrafos de todo o mundo. É muito importante para mim ver a SP Escola de Teatro por mim ser representada. Vou abordar nesse encontro aspectos que se fundem entre arquitetura e cenografia, comentando em alguns de meus trabalhos como se dá essa relação. Convido os estudantes da SP que tenham interesse nesse assunto, especialmente aqueles que cursam cenografia e figurinos em nossa Escola”.