EN | ES

J.C. Serroni, coordenador da SP Escola de Teatro, vence Prêmio Shell de Teatro

Publicado em: 19/03/2025 |

J. C. Serroni, coordenador dos cursos de Técnicas de Palco e Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro.

J. C. Serroni, coordenador dos cursos de Técnicas de Palco e Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro. | Foto: Bruno Poletti/ADAAP

A SP Escola de Teatro está em festa!

J.C. Serroni, coordenador dos cursos regulares de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, venceu o 35º Prêmio Shell de Teatro. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de ontem (18).

Pelo júri de São Paulo, ele levou para casa o troféu de melhor cenário, pelo belo trabalho na peça “Primeiro Hamlet”.

Confira toda a lista de vencedores aqui.

“Primeiro Hamlet” estreou em maio na sala Antunes Filho, no Sesc Vila Mariana, com direção de Gabriel Villela e elenco com Chico Carvalho, Elias Andreato, Claudio Fontana, Luciana Carnieli, Ciça de Carvalho, Ivan Vellame, André Hendges, Breno Manfredini, João Attuy e Gabriel Sobreiro.

Sobre J.C. Serroni

Arquiteto, cenógrafo, artista plástico e figurinista de teatro, televisão e shows. Formou-se em Arquitetura pela FAU/USP em 1977. Com formação interdisciplinar em Cenografia e Arquitetura de Edifícios Teatrais, realizou entre 1985 e 1990 inúmeras consultorias para diversos espaços teatrais por todo o Brasil, contratado pelo Ministério da Cultura. Desde 1989, realiza projetos de arquitetura e consultorias para elaboração de edifícios teatrais. Entre outros, participou dos projetos: Novo Teatro Oficina, reformas dos Teatros Paulo Eiró e Artur Azevedo, Teatro do Sesc Vila Mariana, Teatro do Sesc Araraquara, reforma do Teatro São Pedro de São Paulo, Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Teatro do Colégio Santa Cruz, Teatros dos Centros Educacionais Unificados (CEU) da Prefeitura de São Paulo, Espaços Teatrais do complexo do antigo presídio do Carandiru. Participou das Quadrienais de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Teatral de Praga, República Tcheca, nos anos de 1987, 1991, 1995, 1999, 2003 e 2012; e foi o coordenador geral da edição de 2023. Participou da XX e XXI Bienal Internacional de São Paulo com instalações de cenografia e figurinos. Foi cenógrafo-figurinista e um dos coordenadores do Departamento de Cenografia e Arte da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo, e realizou projetos para a TV Globo e para a MTV. Foi coordenador, em junho de 1992, no Rio de Janeiro, do 1o Encontro Internacional de Arquitetura Cênica, no projeto Resgate e Desenvolvimento de Técnicas Cênicas promovido pela O.E.A., no Centro Técnico de Artes Cênicas do I.B.A.C. Coordenou de 1987 a 1997 o núcleo de cenografia e figurinos do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, do Sesc. Recebeu prêmios em cenografia e figurinos no Brasil, tais como APCA, Mambembe, Governador do Estado, Shell, Panamco, Apetesp e, por quatro vezes, o Molière.

+ J. C. Serroni e estudantes de cenografia da SP são destaque na produção brasileira do clássico da Broadway, Grease

+ Série Grande Cenógrafos: José Carlos Serroni




Relacionadas:

Notícias | 18/ 04/ 2025

Veja como foi o SP Música com Juliane Hooper

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2025

Lançamento do livro “Comicidades e Palhaçarias Negras” acontece em 22/4

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2025

Veja como o ensaio aberto “Pele”, de Daniela Carmona, na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS