O Itaú Cultural abre a programação teatral de março com a estreia internacional do espetáculo “Wayqeycuna” [“Meus irmãos”], do multiartista argentino Tiziano Cruz, dentro da 9ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.
Parceira da mostra desde a primeira edição, a instituição recebe a peça em seu palco no sábado, dia 2, às 17h, seguida de bate-papo com o artista, e no domingo, 3, com sessões às 14h e às 18h.
As apresentações são gratuitas, como toda a programação do Itaú Cultural. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 12h do dia 21 de fevereiro (quarta-feira) e devem ser reservados pela plataforma INTI.
Entre teatro e performance, “Wayqeycuna” [“Meus irmãos”] propõe uma reflexão sobre como as hierarquias raciais e as estruturas de dominação operam em um mundo no qual o neoliberalismo varre os traços culturais. Na peça, Cruz mescla temas sociopolíticos, como o racismo e epistemicído, com elementos autobiográficos.
O espetáculo fecha a trilogia “Tres maneras de cantarle a una montaña” [“Três maneiras de cantar para uma montanha”]. Nela, por meio de uma série de gestos poéticos, o artista articula as suas primeiras memórias no interior do norte da Argentina, com manifestos políticos sobre o mercado de arte e o privilégio de classe.
Cruz nasceu em San Francisco, província de Jujuy, norte da Argentina, tendo sido criado na fronteira entre o Chile e a Bolívia, região habitada por diversos povos indígenas. É a partir dessa origem e vivência que ele norteia a sua obra e é por aí que “Wayqeycuna” também se orienta. Como pano de fundo, o artista traça uma alegoria com as mulheres andinas, que tecem seus quipus (artefato têxtil feito de cordas e nós) como objeto memorial que registra histórias e cantos, e elabora um caminho de volta à sua própria infância para se reencontrar com sua comunidade.
Em 2022, Tiziano esteve no Brasil para exibir “Solilóquio (acordei e bati a minha cabeça contra a parede)” no Cena contemporânea – festival internacional de teatro de Brasília. O espetáculo trata da perseguição sofrida secularmente pelas comunidades indígenas originárias de seu país.
Ficha Técnica
Direção geral, dramaturgia e performance: Tiziano Cruz
Dramaturgia: Rodrigo Herrera
Produção audiovisual, coordenação técnica, fotografia, design de som e música: Matías Gutiérrez
Produção artística, design e realização de figurinos: Luciana Iovane
Colaboração artística: Rio Paraná (Duen Sacchi e Mag De Santo)
Produção executiva: Ulmus Gestión Cultural
Relações internacionais e gestão: Cecilia Kuska e ROSA Studio
Residência de criação: La Virreina Centre de la Imatge (España) e CRL – Central Elétrica (Portugal)
SERVIÇO
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp no Itaú Cultural
Espetáculo “Wayqeycuna” [“Meus irmãos”]
Direção geral, dramaturgia e performance: Tiziano Cruz
Dia 2 de março (sábado), às 17h, seguida de bate-papo com o artista (com tradução)
Dia 3 de março (domingo), às 14h e às 18h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir das 12h do dia 21 de fevereiro, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br