Estão abertas as inscrições para o workshop presencial e gratuito, Dramaturgia Comunitária, a ser orientado pelo dramaturgo e diretor teatral William da Costa Lima, de 1 a 9 de junho, na SP Escola de Teatro.
Nessa oficina, que tem duração de 12 horas, divididas 4 encontros de 3 horas, o público de dramaturgos e não dramaturgos poderá refletir sobre experiências comunitárias de seus cotidianos e práticas da escrita para o teatro e outras ficções. Ao término da oficina, alcançaremos uma dramaturgia coletiva construída pelos participantes e com supervisão do próprio orientador.
“A palavra comunidade direciona o nosso olhar para coisas que nos atravessam o tempo todo em nossos cotidianos. Relações tramadas por elementos ficcionais que, por muitas vezes, como escritores, acabam por nos escapar. A nossa dinâmica de encontros nos colocará atentos aos personagens, tramas e relações que se estabelecem ao nosso redor e como, por meio da singularidade de nossas escritas, podemos transpor esses elementos para os universos ficcionais. Ouvir, sentir, tramar, narrar e ficcionar são verbos que se farão presentes nessa experiência.”, explica o orientador.
Orientador: William da Costa Lima
William Costa Lima cursou dramaturgia e direção na Escola Livre de Teatro de Santo André e é formado em Pedagogia pela USP. Cursou a Roteiraria e atualmente cursa a pós-graduação em Roteiro Audiovisual no SENAC. Foi premiado no concurso Filma Brasil com o média-metragem “O silêncio não está morto, querida vó Helena” e com esse mesmo filme foi premiado em importantes festivais de cinema como o Nóia (Ceará) e Festin (Portugal). Em 2021, roteirizou e dirigiu os curtas-metragens “Engenho de Dentro” e “Centro Alto”. Em abril de 2021, participou da edição do BR LAB SP.
Desde 2007, é dramaturgo e diretor da Trupe Teatro de Torneado, onde conquistou importantes críticas e indicações como a do Prêmio Shell 2015 na categoria Inovação. É criador e diretor da Escola Atemporal de Artes. Atualmente, se prepara para lançar a dramaturgia “Merkwiller” em livro pela editora Patuá e dirige seu primeiro longa-metragem, “Fugindo de Fusca”.
Público: Dramaturgos, roteiristas ou estudantes interessados na escrita de ficções para o teatro e o audiovisual.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 18 a 26 de maio de 2022
Aprovados: 30 de maio
Matrícula online: 30 e 31 de maio
Quando: 1 a 9 de Junho de 2022 | Quartas e quintas, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Endereço: Praça Roosevelt, 210, Centro São Paulo, SP
Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:
-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.
->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).
-> Respeitar o distanciamento social.
-> Disponibilidade de álcool em gel.
-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante