Até 10 de agosto, a SP Escola de Teatro recebe inscrições para a oficina “Jogos de encruzilhada: Tempo, Deslocamento e Expansão”, gratuita e presencial, uma iniciativa da Extensão Cultural da Escola.
Com orientação de Manuela Figueiredo, Mariame Damba e Nila Clara, partindo do princípio do jogo, colocando-o no lugar ritualístico e traçando um paralelo com o conceito decolonial da encruzilhada, a oficina pretende trabalhar com o tempo, com o deslocamento e a expansão.
“Utilizaremos como motores os jogos (infantis, teatrais e dramáticos), a música e sonoridades e as danças de África e suas diásporas, a fim de promover atravessamentos sensíveis para a exploração da performatividade. Deslocando o lugar da memória, o corpo se torna ponto de narrativa, utilizando-brincando seus movimentos e sonoridade como funções de reposicionamento. Para poder transformar o corpo em melodias, ritmos, gestos, a imagem que buscamos criar um ambiente sonoro que se nutra de histórias, canções e gestualidades que provoquem os participantes em suas cotidianidades transformando a palavra, enquanto escrita, em um produto expressivo de uma experiência vivida pelo corpo”, dizem as orientadoras.
Manuela Figueiredo é atriz, produtora, educadora e pesquisadora. Mariame Damba é educadora, dançarina e terapeuta. Nila Clara é cantora de ópera, musicista, educadora e artista pesquisadora acerca das epistemologias Afro-Amazônicas.
Acesse a página do curso para mais informações e para fazer sua inscrição.
A oficina acontece em 19 de agosto, das 14h30 às 20h30, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.