Estão abertas as inscrições pro curso gratuito e presencial Voz- o corpo que canta, com o ator, músico, multi-instrumentista e produtor musical Gui Leal, um dos expoentes da nova geração de artistas do teatro musical. Recentemente, ele esteve em cartaz no musical Evita Open Air.
Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023
Segundo o artista, cantores profissionais, estudantes ou aspirantes ao canto se veem perdidos em relação à identidade vocal ou à arte exposta ao público, e precisam de um direcionamento em relação à sua técnica vocal. Por isso, o curso se propõe a desmistificar e pesquisar os processos do canto e busca não resolver todos os problemas relacionados à construção da voz, mas mostrar que existem ferramentas palpáveis na empreitada em direção à identidade vocal, pautadas nas vivências pessoais que servem de motor e base pra expressão da voz cantada.
As aulas serão teórico-práticas baseadas em conceitos físicos de emissão vocal que levam ao canto, com 3 pilares fundamentais: Técnicas de respiração e gerenciamento de ar; entendimento e execução de todas as etapas de articulação de consoantes e vogais nos principais idiomas cantados no ocidente; dinâmicas práticas ligadas ao entendimento do conceito de ressonância do som durante o canto. Exercícios práticos de canto em grupo (coro), duetos, quartetos e também apontamentos individuais sobre técnica e estética aplicando os pilares acima citados. Alguns dos temas a serem discutidos: Estéticas e estilos vocais, escolha de repertório, classificação vocal e sua aplicação mercadológica, tonalidade musical, identidade vocal e a personalidade artística, voz e instrumento.
Saiba mais sobre o curso na página da Extensão Cultural!
Quando: De 3 de Outubro até 23 de Novembro de 2022
Segundas e Quartas 9h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: Como objetivo temos a construção de consciência da voz como uma ferramenta de comunicação e expressão artística aplicada à diversos ambientes e âmbitos dentro das artes. Através do estudo de técnica e estética vocal ligados ao canto e à consciência de expressão emocional, tornar o ato de cantar algo natural, consciente, potente e fluente ao intérprete.
Orientador: Gui Leal
Gui Leal é ator, músico, multi-instrumentista e produtor musical. Bacharel em música com habilitação em voz cantada pela Universidade Cruzeiro do sul, formado em regência coral pela Escola Técnica Estadual de artes e especializado em produção musical pela Berklee College of music (Valência). Estudou teatro musical no Pearl Studios (NY-EUA). Como ator esteve em grandes espetáculos musicais como O rei leão; RENT; Castelo Rá-tim-bum o musical; Musical popular brasileiro, Natasha, Pierre e o grande cometa de 1812; Escola do Rock; Charlie e a fantástica fábrica de chocolate; Sweeney Todd e Evita Open air. Diretor musical associado do coletivo “nosso projeto” foi responsável pela direção musical associada e arranjos dos espetáculos “Diálogos”; “Sorria” e “Azáfama” todos de autoria e direção de Bruno Narchi. Como arte-educador foi docente nas instituições Conservatório musical Souza Lima & Berklee, Casa de Artes OperÁria, 4ACT Performing Arts (também coordenador da área de música) e Thymeli Dança Teatro e música. Sócio-fundador do extinto Studio InCanto onde desenvolveu pesquisa na área de construção de identidade vocal e estudo de técnica e estética vocal junto á seus alunos particulares ao longo de sete anos.
Público: Artistas e cantores em formação em todos os níveis e que desejem usar sua voz como ferramenta autêntica de comunicação e expressão artística ao cantar. Acima de 18 anos.