Caixote que chegou ao Brasil contendo os materiais usados pelo Thèâtre du Soleil (Foto: Divulgação)
O Teatro da Aliança Francesa foi o espaço escolhido para a exibição do filme “Um Sol em Cabul (Ou Talvez Dois)”, da Cia. Théâtre du Soleil. O documentário tem direção de Duccio Bellugi Vannuccini, Sergio Canto Sabido e Philippe Chevallier.
A história tem início em 2005, quando a companhia e sua fundadora Ariane Mnouchkine são convidadas, por uma organização humanitária, a realizar uma oficina de teatro em Cabul, Afeganistão. Dessa experiência, nasce um novo grupo afegão: Teatro Aftab.
A programação segue embalada em um bate-papo com os atores e diretores Maurice Durozier e Duccio Bellugi. Maurice integra a companhia desde 1981, tendo participação em diversos espetáculos, como “Richard II”, “La Nuit Des Róis” e “Le Dernier Caravansérail”, do qual Duccio foi diretor.
A Companhia
Fundada em 1964 por Ariane Mnouchkine e alguns colegas da Universidade de Sorbonne, na França, a trupe começa a se estabelecer em 1970, quando se instala na Cartoucherie, uma antiga fábrica de munição do exército francês, nas proximidades de Paris.
Com inúmeros espetáculos, filmes e documentários, a trupe se transformou em um dos mais conhecidos grupos de teatro não só da França, mas, também, do mundo. Atualmente, o grupo está em São Paulo, no Sesc Belenzinho, encenando o espetáculo “Os Náufragos da Louca Esperança”.
Serviço
Exibição do filme “Um Sol em Cabul (Ou Talvez Dois)” e bate-papo com Maurice Durozier e Duccio Bellugi
Quando: 18 de outubro, às 19h30
Onde: Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 (Metrô República)
Entrada Franca*
Informações: afcultural@aliancafrancesa.com.br
* Retirada dos ingressos uma hora antes do evento. Sujeito a lotação da sala.