Investindo em uma nova estética, a Companhia de Teatro Os Satyros estreia hoje (18) seu novo espetáculo, “Adormecidos”, texto do autor norueguês Jon Fosse. Com direção de Rodolfo García Vázquez, a peça fica em cartaz no Espaço dos Satyros Um até dezembro.
Encenado pela primeira vez no Brasil, o texto evidencia as características mais peculiares do autor: a escrita ritmada, quase matemática, que flerta com o silêncio e o ritmo. Ainda que esteticamente o autor se distancie dos padrões frequentemente adotados pelo Satyros, existe um ponto comum entre o grupo e o dramaturgo. “Fosse tem uma pesquisa temática próxima do Satyros, tratando de temas como solidão, amor e velhice”, comenta Vázquez.
“Adormecidos” (Foto: André Stéfano)
A proposta da encenação, manifestada especialmente pela cenografia de Luiza Gottschalk, que lança mão de biombos e espelhos, é fugir do realismo ao conferir uma dimensão onírica ao ambiente da montagem, deixando para o espectador a tarefa de interpretar se as imagens vistas são projeções mentais dos indivíduos ou pessoas de verdade.
O elenco conta com Luiza Gottschalk, Fabio Ock, Katia Calsavara, Tiago Leal e José Sampaio. Os atores se revezam para interpretar as dez personagens do texto original. Na trama, dois casais de idades diferentes tentam alugar um mesmo apartamento.
Serviço
Peça: “Adormecidos”
Quando: Quinta, às 21h30; sexta e sábado, às 22h30 (Até 19/12)
Onde: Espaço do Satyros Um
Praça Roosevelt, 214 – Consolação
Tel.: (11) 3258-6345
Ingresso: R$ 20
Texto: Felipe Del